quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Uma pessoa perde energias com quem não vale um caracol, com quem não presta, com quem não tem verticalidade, carácter, que é mau. Depois, vive momentos como aquele que vivi ontem, na Biblioteca da Escola da minha filha, e pensa: não é isto que vale da vida? Isto sim, são pessoas, seres humanos fantásticos. são estas pessoas com quem devemos perder [ganhar] tempo. São aqueles que são estrelas, anjos, vestidos / disfarçados de humanos.
Passo a explicar, ontem fui convidada para a apresentação de um livro escrito por um rapaz que sofre do Síndrome de Asperger (ex-aluno da  Escola da minha filha). Fui convidada em representação da Associação de Pais. Antes da apresentação a orquesta da Escola, tocou bonitas músicas de Natal. Como não estava ali para ver ninguém em especial - a minha filha nem fez parte do evento, estava em casa do pai - tomei atenção num aluno do Ensino Especial que com a ajuda da [fantástica] professora de música tocou tão bem quanto os outros. A cumplicidade entre os dois era tão grande que me comoveu. A cada sorriso dele, caía uma lágrima minha. De emoção.
Depois veio a apresentação do livro e com ela a magia. Como é que um autista escreve um livro? Emocionei-me como uma parvinha e no fim fui cumprimentá-lo, desejei-lhe felicidades, comprei o livro e vou devorá-lo com toda a certeza.
O livro retrata aquele que ele considera o seu anjo da guarda na terra e conta vários episódios vividos pelos dois - o Senhor Carneiro. Há um excerto que foi lido em voz alta, que diz algo assim:
- Oh Senhor Carneiro, porque é que caimos na vida?
- Não sabes meu filho?
- Não...
- É porque Deus quer que nos levantemos. É por isso. Nunca te esqueças disso...

12 comentários:

Ana Galoxa disse...

Só uma correcção Rita: Asperger pertence ao "ramo do autismo" mas distingue-se deste pois não comporta nenhum atraso, antes pelo comtrário, normalmente os aspergers são mais dotados que os restantes (escrever um livro será trivial) ... conheço bem de perto esta realidade.
Faltou-te dizer o nome do livro e do autor, pois gostava de o comprar.
Bjs
Ana

clutch and chic disse...

e como se chama o livro?

bjs!

Diana Teodoro disse...

Um linda mensagem que faz pensar!:)

Anónimo disse...

existem pessoas fenomenais neste planeta..bjs

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Ana, eu sei disso, aliás o André disse: eu tenho asperger, que é um primo do autismo :)

E sim, eu sei que há coisas que eles são mais dotados do que os outros. Conheço essa realidade de perto. Mas, se a Ana visse a dificuldade que ele tem na comunicação oral, entenderia o meu espanto de ter conseguido escrever um livro :)

Periquita disse...

Hoje ao ler estas palavras também me "levantei". :)) Bjs

Periquita disse...

Hoje ao ler estas palavras, também me "levantei" :)) Bjs

Unknown disse...

Lindíssimo texto! :D

xoxo*
Iv
http://www.ivaniadiamond.com/

Unknown disse...

Lindíssimo texto! :D

xoxo*
Iv
http://www.ivaniadiamond.com/

Magda Dias disse...

Wow... lindo!

Unknown disse...

O nome do livro minha querida...

Este Blogue precisa de um nome disse...

Ana Galoxa, pf manda email, não tens perfil disponível no google :) beijo