terça-feira, 11 de agosto de 2009

O mundo nunca irá mudar se cada um de nós não fizer a sua parte, nunca...!!!!
E uma das coisas que podemos fazer é passar valores aos nossos filhos. Valores verdadeiros, valores que os façam pensar ao longo da vida e que os ajudarão a ultrapassar os obstáculos que vão ter ao longo da mesma!!! Porque ao poupá-los de determinadas coisas e protegendo-os de outras em nada os estamos a ajudar, acreditem! A MC às vezes quando se aborrece comigo diz-me " A mãe é tão má!", respondo sempre : "É porque ainda não conheces o teu chefe!!".
Mas o que vos quero contar foi um episódio que hoje aconteceu na praia. A MC levou connosco uma amiga. Já lá estava o grupo de crianças com as quais ela costuma brincar!! Fui ao bar para tomar um café, quando ia para o pára-vento vem a mãe de uma delas dizer-me que infelizmente a MC já tinha feito uma das filhas dela chorar e que era uma pena! Até já tinha avisado a filha para quando a MC viesse à praia sozinha não brincar com ela!
Eu nem me queria acreditar, primeiro que ela tivesse dito aquilo à filha e depois que viesse contar-me como se estivessemos no recreio de uma escola primária. Obviamente que como uma mãe sensata, que não sou, mas que todos os dias tento ser, fui perguntar à MC e à amiguinha (ML) o que é que tinha acontecido!! A história não era bem como a outra criança (M.) tinha contado, era mais ou menos, mas sem importância alguma!!! Mas mais grave é que o que tinha aborrecido a M. nem tinha sido a a minha filha a dizer, mas a amiguinha que tinhamos levado connosco para a praia! Coisas de criança, fizeram a chamada "panelinha"!!! Falei com elas, expliquei-lhes que não era uma atitude correcta, conversei com as duas! Fiz-lhes entender que estavam erradas e aceitaram ir pedir desculpa!
Mas o que está aqui em causa é a atitude da mãe! Como podemos esperar que as crianças que são o futuro deste mundo, sejam diferentes daquilo que vemos hoje! Outro dia alguém me contava que numa reunião de pais uma mãe dizia, eu digo ao meu filho, quando te baterem bate-lhes também!! Não entendem que este género de comportamento em nada ajuda!!!!!???? Violência gera violência!!!! Pelo amor de Deus... esta mãe hoje ensinou a filha a ser mais cruel do que aquilo que já pela idade o é!!! As crianças têm todas uma boa dose de crueldade e a minha filha não é excepção!!! Aliás a minha filha não é flôr que se cheire e tenho consciência disso!!! Tento é todos os dias a tornar um ser humano melhor e hoje não foi excepção!!! Preparo-a para as cabras e cabrões que vai apanhar pela vida fora e que vão fazer "panelinha" e "fazer-lhe a cama" variadíssimas vezes, e que quando isso acontecer não pode vir chorar para o meu ombro! Tem que se fazer à vida, lidar com a situação e só tem duas hipóteses: ou se afasta ou fica para lutar!!! Preferia que optasse pela segunda...

14 comentários:

Anónimo disse...

Realmente ele há cada uma!!! Mas não entendo o que queres dizer com lutar...!!!!

Um beijo
Inês

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Inês

O que quero dizer com lutar, não é confronto fisico logicamente! No caso em concreto é a criança ou se afasta ou explica às crianças que estão a fazer a panelinha que nunca disse aquilo que elas estão a acusá-la! Que são todas amigas e que deveriam continuar a ser! Até deve chamá-las para uma brincadeira gira! Se não quiserem devem afastar-se até a birrice passar! Já ensinei vezes sem conta isto à MC. É lógico que ela vem imensas vezes a chorar também, mas dou-lhe logo um raspanete!!! Ela tem que resolver os seus problemas! E nunca irei acusar outra criança e muito menos ir dizer à mãe!!! Isto é próprio da idade e só quem não convive com elas é que não entende!!
Beijo

Brilhozinhos disse...

Eu entendo-te P-E-R-F-E-I-T-A-M-E-N-T-E. Aliás, quando assisto a esses episódios tento sempre manter-me de fora e deixar as minhas filhas resolverem sozinhas os seus problemas. E acho terrível que, por menos de nada, se dêem exemplos como o que acabaste de contar.

Beijos brilhantes

MC disse...

Os problemas banais das crianças são para ser resolvidos pelas crianças.

Mas há muitas mães (e pais) que têm a idade mental das crianças...

O resto, completamente de acordo. É o que tento ensinar aos meus filhos: fazer o que está certo, saber sempre analisar cada situação individualmente e tentar ser sempre justo.
Mas não é fácil, pois não?

Este Blogue precisa de um nome disse...

Não, Miguel não é nada fácil e vou dizer-te que no mundo é cada vez mais difícil. Neste (e noutros)aspectos os nossos pais tiveram tudo mais facilitado!!! A sociedade não ajuda nada!!!

Beijo

Lua disse...

Não posso falar por experiência,mas pelos casos que me rodeiam...e futuramente o que vou transmitir...
É lógico que quando os nossos filhos chegam a casa a queixarem-se que a fulana lhe bateu,ou que o fulano que puxou o cabelo...A nossa "raiva" é tanta,que a 1ª coisa que dizemos,é que para a próxima têm que bater tb...Claro que não podemos dizer isto...temos que aos poucos os preparar para este mundo, que cada dia que passe,tá mais confuso...

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Lua

Por acaso nunca disse bate também, nunca! Peço ou para deixar de brincar com a criança em causa, ou para chamar um adulto que a ajude a resolver a situação. É engraçado que dou sempre o exemplo que não bato às minhas amigas e que as minhas amigas não me batem a mim! Claro que se a panelinha for contra a minha filha fico com o coração pequenino! Até me estou a lembrar que já vi a criança em questão e a que eu levei para a praia a massacrarem a Carlota por ser filha única. Mas não me pus do lado dela, fiz de mediadora, como é lógico! Mas quem é a adulta ali? E dessa vez até chorei depois sozinha, porque tenho uma dor enorme de ela ser filha única!!! Continuo a achar que as crianças são o nosso reflexo e que aquela mãe hoje não teve uma atitude correcta!
Um beijo

Petra disse...

Infelizmente ha pais com cérebro de minhoca e depois quem sofrerá com isso são as crianças.
Concordo contudo que escreveste beijo

Anónimo disse...

Ai credo. As crianças que se entendam. Aquela mãe não devia ter dado importância ao que a MC ou amiga disseram, devia ter desvalorizado para a filha não se sentir mal. Há formas com mais classe de depois te dar a dica de que a MC tinha sido mázinha, isto se ela quizesse! Eu não tenho filhos, tenho uma irmã pequena, mas não alimento dramas!!! É bola para a frente! Enfim...

Eu mesma... disse...

concordo ctg 100%. essa mae nao percebe nada de nada.
e digo te que apesar de tudo, tnh mt orgulho na educaçao que dou à minha princesa. erro, como toda a gente, mas sei que ela é e vai ser uma pessoa fantástica, porque eu vou fazer poor isso. ve as etiquetas: a sabedoria das crianças.
beijinhos.

S* disse...

Ai que situaçao. Ha gente que nao regula bem.

Uma criança tem de aprender, desde pequenita, a lutar por si.

Mãe Carinho disse...

Pois de facto a outra mãe ter-te dito que já tinha avisado a filha para não brincar com a tua...
Pobre criança, com uma mãe assim.

Eu não sei se conseguia passar sem lhe ter dito qualquer coisita.

Claro que todas nós fazemos o nosso melhor, ou pelo menos aquilo que julgamos ser o melhor, para preparar os nossos filhos.

Mas depois existem sempre as que fazem tudo ao contrário e que criam os futuros cabrões, como tu lhe chamaste.

bjs

MC disse...

É verdade.
Tens razão.

Se bem que muitos pais simplesmente desligam-se de educar, e os filhotes vão crescendo quase auto-educando-se, quem quer educar tem hoje muito mais dificuldade que no tempo dos nossos pais.
Às vezes discuto isso com a minha mãe e ela não vê nada disso. Acho que é o mesmo mas não tem nada a ver. Hoje os miudos são bombardeados de coisas que, pelo menos no meu tempo, nem sonhávamos.

Nada a ver. Hoje é muito complexo. O esforço é muito maior, sem duvida.

Montana disse...

Gosto da maneira como tentas educar a MC. Claro que não é fácil,
mas sendo uma mãe presente (como me parece ser o teu caso) os resultados acabam por serem muito positivos.Claro que há sempre dúvidas tipo se estamos a agir bem, se não estamos a ser demasiado severas ou viceversa, mas com bom senso lá chegamos.Acho que o importante é mesmo a criança saber que tem junto á Mãe o seu "porto seguro".