quarta-feira, 25 de novembro de 2009

(nunca tinha aqui posto uma fotografia da minha filha. ela nunca me pediu um blogue e acho um perigo uma imagem de uma criança na internet. se há muita gente boa, há também muita má. mas aqui a MC tem dois anos, hoje já não é assim)

E faz hoje nove anos...

Acordei às dez da manhã e pensei: nem pequeno almoço vou tomar, é hoje. E foi. Às sete menos dez da noite do dia 25 de Novembro de 2000, lá estavas tu, minha querida, cinzenta mas linda. E logo ali começou a missão da minha vida: ser tua mãe.
Tenho muito orgulho, na minha menina que está a ficar crescida. Disparatada como eu. Impulsiva como eu. Generosa, como eu. Justa, como eu. Mau feitio, como eu. Com o meu sentido de humor. Com a minha gargalhada fácil. Toda despachada, como eu. Faladora, como eu. Com uma paixão por letras como eu. Reinvidicativa como eu. Com uma personalidade vincada como eu e mais resmungona do que eu.

Quando me separei do pai, levei-te a uma psicóloga por descargo de consciência. Na terceira consulta leu-me um relatório em que te descrevia. No fim da segunda página disse: Mas, Ana essa sou eu! (claro, não ias sair às pedras da calçada). Fiquei assustada e com medo que sofras o que eu sofri, que dês as cabeçadas que eu dei. Mas também mais descansada porque posso preparar-te para isso. Tento fazê-lo todos os dias.

É bom chegar ao banho e ouvir todas as tuas histórias do dia. Tenho orgulho na tua justiça, na tua bondade, na tua generosidade, na forma como falas dos teus amigos, da aluna que és, da filha que és. Sou o teu porto seguro eu sei, e tu minha querida, acredita que também és o meu. Espero que não seja só da idade e de seres pequenina. Espero que nos demos sempre assim ao longo da vida - muito bem. Eu vou estar aqui para o que der e o que vier. E acredita se soubesse que tinha mais filhos como tu, tinha marimbado no casamento que já estava manco e tinha tido mais dois (como tu).
Tem um dia muito especial minha querida. Espero que sejas muito feliz e conta sempre comigo para ajudar, um beijo da mãe.

23 comentários:

Genitrix disse...

:) :) :) :)
Muitos parabéns a MC e a ti também.
Estas palavras para a tua menona são muito bonitas.
Desejo as maiores felicidades do Mundo para as duas.
Um dia muito especial para as duas.

Filipa disse...

Bonito texto! Parabéns à filhota linda. Que tenha um dia muito feliz.

Beijocas

Suspiro disse...

Muito lindo, adorei ler! Eu tb tenho uma princesa de 8 anos e não tenho por hábito falar muito nela no blog pois é como dizes ela não pediu para ter nenhum blog! ;) Beijocas muitas felicidades e parebéns para a pequenina

Mr. Me disse...

Parabéns mamã! :)

Beijinho grande!

Anónimo disse...

Muitos parabéns, para si e para a MC!É um texto lindo, emotivo e que me leva a pensar que é uma dádiva a MC ter uma mãe assim!Pelo que me apercebo,não deve haver grande ligação ao pai, e em nada mesmo:nem em feitio,nem em parecenças físicas,nem em convívio.Que pena...há homens assim!Mas o que interessa,e como a Rita diz,é que se tenham uma à outra e que sejam muito felizes!Beijinhos!

Vera disse...

Parabéns à MC. Um dia muito feliz para as duas...

Um Beijinho

Este Blogue precisa de um nome disse...

Anónimo:

A MC tem um pai hiper amigo dela, aliás estou a sair agora com ele para comprarmos o nosso presente para ela. Estamos separados, mas damo-nos muito bem, é um dos meus maiores amigos. Hoje vamos almoçar os três e consideramos que o triste é não isso acontecer com outras crianças que infelizmente têm os pais separados.
A MC tem muita coisa do pai, inclusivamente fisica. O que é pena, se saisse à mãe era muito mais gira ah ah ah ah ah ah ah ah (brincadeirinha).
Beijo e obrigada

Rosie disse...

muitos parabens à MC e a ti. aproveitem bem o dia :)

Ana Galoxa disse...

Parabéns Rita! A MC tem muita sorte em ter uma mãe (e pelos visto também um pai, até aqui nunca tinhas falado dele, acho eu)) como tu.
Beijo grande às duas
Ana

Rita disse...

Bem, Rita, fiquei sem palavras. Olha que é difícil! Tu sabes. ;)
Parabéns pelo dia e hoje, a ti e à MC. Um beijo muito grande. Parabéns pelo texto. Está brilhante. Carregado de emoção, de sentimento, sem tocar a lamechice bacoca.
Beijos

Laetitia disse...

Deve ser tão bom ter uma filha! Parabéns ela era lindissima, e aposto que agora estará ainda mais!!;)

Kat disse...

Parabens à menina e à mãe tambem!!!

Beijinhos :)

S. disse...

Muitos parabéns à MC é linda a tua filha, que tenha um dia maravilhoso. Beijinhos

S'Lia disse...

Parabéns para ela :) e mtas mtas felicidades ^^

mwaah*

Montana disse...

Muitos parabéns para a MC e para ti também.E que a amizade/amor/companheirismo que hoje vos une continue pela vida fora.:)

Unknown disse...

Ora Bem Rita,

Os meus Parabéns à Tua MC, que hoje faz anos e a ti que és uma excelente mãe, que contem muitos anos as duas e que sejam muito, muito felizes.
Aproveito para dizer que adoroooo o teu blog, concordo contigo na maioria das vezes nos teus desabafos e que acho que por isso e por estares tu lá chapada, este se deveria chamar apenas - EU, RITA...

Bem haja pela tua escrita, por seres quem és e continua assim...

Muitos Bjs :) e para o Frederico tb

Sara Luças

Cristina disse...

Lindo!!! Jokas e parabéns ;)

Anónimo disse...

Parabéns às duas!!! (atrasados)

Suspiro do Norte disse...

Ainda que atrasados, um beijinho enorme de parabéns às duas...


xi apertadinho..

made in ♥ love disse...

Mas já era MUITO gira... adorei o texto de mãe mesmo... muito bonito.

Um beijinho
Eduarda
Be in ♥ love

Luh disse...

Que post delicioso =)
A MC está mesmo fofinha na foto ;)

Beijinhos e muitas felicidades para as duas(embora já vá com algum atraso...)

MC disse...

Parabens às duas.

Tens a personalidade do dia 25...

http://100palavrasounao.blogspot.com/2009/11/o-dia-em-que-nasceste_26.html

*s

Ju disse...

O amor de mãe é tão lindo!

E quanto a essa parte de que falaste, de que esperas que tu e a tua menina se dêem sempre bem, tenho-te a dizer isto: provavelmente, daqui a dois anos ou três, a vossa relação vai passar a basear-se em discussões a toda a hora. Ela vai querer ter mais liberdade. Tu vais dizer que a tua filha é uma rebelde, e que não faz nada do que tu mandas. Vai, provavelmente, faltar às aulas de vez em quando para ir com as amigas ao shopping, sentindo-se super bem e a miúda mais fixe do mundo. Vai ter umas manias esquisitas sobre o que vestir, falar, fazer, como ser, com quem estar. Vai achar que ser vista com a mãe em frente dos amigos é uma ver-gon-ha. Vai-te esconder muitos segredos, que só partilha com as amigas.

Mas quando toda essa fase passar, a sua personalidade se tornar mais firme, e tiver aprendido com muitas experiências que a vida lhe vai dando...quando ela tiver 16, 17 anos, vão-se começar a aproximar de novo. Devagarinho, vai começando a desabafar contigo e a contar-te tudo o que se passa na vida dela. E acredita, a partir daí, vão-se tornar as melhores amigas do mundo.

Beijo :)