sábado, 2 de janeiro de 2016

há um ano que procuro as palavras


perdi-me delas a 1 de janeiro de 2015.  perdi-me de mim. dei voltas e mais voltas e não consegui reencontrar-me. sempre as escrevi como um caminho de pedras: perdia-me, mas guiava-me - por elas - para voltar a mim. não as tenho, não voltei. estou meio perdida. 
outro dia - há muito poucos dias - guiada por um choro aflitivo, fui ter com uma criança que estava perdida num jogo labiríntico, alguém a deixou entrar, tinha pouca idade - 4 anos - para ali estar, mas entrou. quando entrou, gritou: «tirem-me daqui, estou presa». cheguei lá, indiquei-lhe a saída, não conseguiu sair. fui buscá-la, agarrou-se a mim com toda a força, tremia e só dizia: «leva-me, leva-me daqui». eu trouxe-a em segurança. ainda assim aquilo que eu entendo por segurança: um abraço apertado e palavras serenas, ditas em voz baixa não foram o suficiente para ela: ela ali ficou aninhada no meu colo, com a irmã gémea a gozar: «só choras, eu saí». a maria recuperou a respiração, o fôlego e foi brincar para a casinha das bonecas.
acho que é isso que eu - feita pateta - {calma, não estou a chamar a maria de pateta: eu é que sou pateta: a maria tem 4 anos, eu tenho 42} estive à espera: que me viessem buscar. mas, ninguém tem essa capacidade: só eu. chorei muito na passagem do ano, não fiz balanços como - quase - todas as bloggers que leio fizeram. eu só chorei.
nas únicas palavras que me reencontro são: amo-te perdidamente, só já não gosto de ti.*

* as palavras que te disse no natal

5 comentários:

Suspiro disse...

Sabes uma coisa? Eu tambem só chorei. Nada mais...

Isa disse...

As pedras estão lá para te guiar, só tens de reaprender a ver. Vive cada dia, sem resoluções de ano novo, só o desejo de te reencontrares. Beijinhos e força.

Marta Martins disse...

Sei bem o que isso é ,as coisas são como são. Mas são apenas momentos depois é levantar a cabeça e ir em frente.
Beijinhos grandes.

Uva Passa disse...

Venho aqui deixar o meu comentário singelo de Uva Passa, quase fora da validade. Sê feliz neste ano e em todos os anos que vivas. Tu e a tua menina, os teus amigos, a tua família. O resto mete no fumeiro. Bebe uns tintos e dança. Vais ver que tudo na vida passa. Abraços miúda!

Ritoca disse...


Eu não chorei, porque estava acompanhada, mas sofri. Foi das piores e melhores passagens de ano que já tive, sem balanços, num bom sítio mas com dor. Um beijo grande, mesmo sem resoluções que seja um bom ano!