quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A propósito de um comentário deixado aqui no blogue


Eu não sou nenhuma super-mãe. Eu sou uma mãe normalíssima, uma mãe que é mãe todos os dias como tantas outras. Não sou nenhuma heroína por isso. Quando decidi ter a MC sabia que era para todo o sempre, que não poderia desistir a meio do caminho. Nessa altura, desconhecia o futuro, o que a vida me reservava. Há dias que não é fácil, há dias que é do mais fácil que há, há dias de descanso, há outros de luta árdua. Mas, não é assim para todas as mães? {a minha advogada diz: que há mães e mães. se calhar tem razão, mas eu só ser mãe assim: imperfeita}
Quando li o comentário fiquei a pensar: Mas o que é isto? Nós não somos perfeitas! Será que passo aqui a ideia que somos o máximo? Nada do que aqui escrevo é mentira, mas como a leitura é algo muito pessoal pode haver alguém que leia isto e ache que eu e a MC estamos de bem todo o dia. Lamento informar mas nem eu, nem ela somos perfeitas. A MC não teve notas excelentes no último período. Vejam lá que até teve uma negativa {coisa que nunca tinha acontecido antes}; a MC responde torto; a MC tem mau acordar; a minha filha estuda a ouvir música, coisa que me irrita solenemente, porque aquilo só pode desconcentrá-la, mas ela insiste que é precisamente o contrário; a MC toma banhos de 20 minutos; a MC quando se arranja deixa a casa de banho um caos; a MC tem uma personalidade muito forte e há dias que me dá conta da cabeça; a MC vê o Disney Channel e aquelas vozes põem-me doida; a MC acha que já é muito crescida e anda sempre a esticar a corda; a minha filha querida tem uns horários loucos que me fazem ter 746547648 fios de cabelos brancos; a minha filha demora cerca de 15 minutos a acordar e isso deixa-me louca; a MC tem um cabelo que nunca mais acaba e quando me pede ajuda para domá-lo, quase que choro; a MC enche-me a casa com neuroses de adolescente; a MC leva as amigas lá para casa e é um barulho insuportável; a MC fala sem parar e em dias que só quero silêncio é de loucos; pela MC travo lutas que nunca pensei ter que travar; o choro da minha adorada filha às vezes faz-me ter que deixar tudo, inclusivé o trabalho.
Eu também não sou perfeita: há dias que berro; há dias que lhe dou duas palmadas naquele rabo; há dias que me apetece chorar de tanta correria; há dias que me descabelo em 746238 Ritas para a ajudar; há dias que não sei o que fazer; há dias que me esqueço que também sou mulher e sou só mãe; há dias que me apetece dar-lhe comida congelada {mas acabo por não o fazer}; há dias que queria que ela fosse para a cama às 9 da noite e adormecesse logo; há dias que gostava que ela não estudasse para não ter que lhe tomar as lições; há dias que gostava que ela ainda fosse pequenina e outros que já fosse adulta {acho eu que não me dará tanto trabalho. repito: ACHO}; há dias que a vejo a dançar e pergunto já irritada: e estudar, hum?; há dias que tenho que gerir os furos da escola à distância e é tão difícil; há dias que os furos da escola fazem-me ter que sair do trabalho a meio do dia e eu não gosto; há dias que ela decide não colaborar e tudo descamba.
 
Mas, ela é a minha filha e eu não queria outra. Vejo o esforço dela a estudar e entendo os reais motivos dos resultados do primeiro período. Estive sempre ali para a ajudar; a minha filha dá os melhores abraços do mundo e deixa-me recados amorosos; a minha filha dança todo o dia e há dias que danço com ela; todos os dias rimo-nos juntas, todos; tem um cheirinho que é só dela, mesmo quando cheira a adolescente :-) ; tenho muito orgulho nela e desconfio que vai ser uma grande mulher; a minha filha é super querida quando me ajuda a montar esquemas de boleias e me facilita a vida; o cabelo da minha filha é farto e liso, tem vários tons de loiro e é lindo de morrer; a minha filha conta-me tudo e quando há algo que a incomoda, desabafa comigo; a MC leva as amigas lá para casa e eu morro a rir com tanto disparate junto; a MC fez de mim um ser humano muito melhor, por ela sou capaz das maiores lutas; ela chora, mas depois limpa as lágrimas com a manga da camisola e vai à luta. Ela é a minha filha adorada filha e eu não sou sozinha com ela no mundo. Temos a família e os amigos que tanto nos ajudam. Temos noção que não somos perfeitas { acho que nem queriamos}, mas temos noção que somos abençoadas. Quanto mais não seja por nos termos uma à outra.