sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pergunta número 97


Se tivessem que aconselhar ao vosso filho ou filha, uma segunda língua, qual delas seria? Francês ou Espanhol?

9 comentários:

Linhas Cruzadas disse...

Espanhol sem dúvida (para além do Inglês que já é quase a primeira língua os dias que correm)!

No futuro, se ela ponderar ir para a universidade, é muito mais útil o espanhol do que o Francês!

Mas tudo depende dos planos para o futuro...

Anaa disse...

Depende das aptidões e dos gostos dela, acho que ambas têm os seus prós e contras. Tive francês do 7º ao 11º. É uma língua difícil e, na minha opinião, o ensino é demasiado teórico. Sou capaz de conjugar o verbo aller nos tempos mais estranhos mas tenho uma dificuldade enorme em ter uma conversa banal com um turista que me pergunta qualquer coisa tão simples como "Onde é que é o metro?". Tive um ano de Espanhol, agora na faculdade, e já estou no chamado nível intermédio. Já sou capaz de falar muito mais Espanhol que Francês, de ler livros inteiros, de fazer apresentações orais e de perceber tudo. A maior desvantagem do Espanhol como segunda língua é, na minha opinião, o facto de sermos capazes de compreender quase tudo e de, sem muito esforço, aprendermos a língua sozinhos, se fizermos mesmo questão, coisa que com o francês não acontece. Toda a gente percebe espanhol, mesmo que na prática fale portunhol, mas nem toda a gente compreende francês e isso pode ser uma vantagem, mas com a dificuldade da língua e os métodos de ensino muito teóricos e escritos torna-se difícil falar bem francês. Em suma, andei aqui a engonhar e não dei nenhuma opinião objectiva, na medida em que não fui capaz de dizer escolhe A ou escolhe B, depende muito dela, da personalidade e das aptidões dela e do tipo de sons de que ela gosta mais.

verniz escarlate disse...

Francês. ;)

Chila Camomila disse...

Espanhol. Fica mais no ouvido e na ponta da língua. Estudei Francês e a sensação hoje é de que nunca tive contacto com a língua.

NF disse...

Espanhol. Não porque seja mãe, que não sou, mas pela experiência própria enquanto estudante que fui.

Brandie disse...

Definitivamente, Espanhol.

amigos das onze horas disse...

Eu escolheria alemão se houvesse essa opção. Entre espanhol e francês, sem dúvida escoheria o espanhol. Acho que iria ser mais útil no futuro.
Beijinhos

Carla Brito disse...

Espanhol, sem dúvida!

LO disse...

Francês! O ensino do Francês hoje em dia deixou de ser teórico... e passa muito pela prática e pelo ensino da cultura... uma cultura rica e intemporal...