quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

No liceu estudei duas línguas: o inglês e o francês. Nunca fui muito boa a línguas mas sempre me desenrasquei. Na minha vida profissional não precisei muito de as usar e como não costumo viajar, não as treinei enferrujaram.
Outro dia peguei num livro em francês e para meu espanto entendi perfeitamente o que li. Tomei a decisão de começar a lêr livros em inglês e francês, como forma de ir treinando e até adquirir novos conhecimentos.
Gostava de começar por uns romances simples, alguém tem sugestões?

10 comentários:

Jane Doe disse...

não tenho o habito de ler literatura estrangeira, mas se souberes de alguns livrinhos bons faz um post sobre isso, seria muito útil parece-me! ;)

madeMOIselle disse...

ma suggestion:
"Je voudrais que quelqu'un m'attende quelque part", de Anna Gavalda.

Para ser mais fácil:
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=LiteraturaEstrangeira&scategory=literaturaEstrangeiraFrancesa&product=9782290311783&minIndex=5&pageSize=12&orderBy=pd_stockDisponivel&template=Template%20Livros

Espero que gostes.

Beijo,
http://cravoaosol.blogspot.com/

Mnemósine disse...

Simples em termos de vocabulário ou livros que não sejam muito densos?

Este Blogue precisa de um nome disse...

Mnemósine Olá :)

Acho que para começar as duas coisas ;) Estou a pedir muito não é?

MadeMOIselle olá :)

Obrigada pela sugestão

Kiss

CS disse...

O principezinho. É uma história linda para qualquer idade em qualquer língua. Quando fui pra Itália estagiar foi esse a minha eleição na língua nativa.
Acho um bom começo...

Laetitia disse...

Eu costumo fazer isso, quer com o inglês e o francês, quer com o alemão,o italiano e o espanhol, porque na minha área as línguas são imprescindíveis, e ao fim de um tempo, de facto os conhecimentos vão-se desvanecendo se não os pusermos em prática.
O ideal, na minha opinião, é leres livros que já tenhas lido em português também, torna-se mais produtivo.:)
Mua!

a do lado! disse...

Eu também tive inglês e francês, e como nunca mais treinei o francês já não percebo nada =/

Fazes bem em fazer esse treino... traduzir letras de músicas também é uma forma muito boa... fiz isso durante alguns anos com o inglês.

beijos

spazzi disse...

É uma excelente ideia ler para desenferrujar e/ou desenvolver mais rapidamente o domínio de uma lingua que se aprende de novo.
Eu sugiro que se comece por livros aparentemente simples como a banda desenhada e depois ir fazendo upgrades para literatura infantil e juvenil.
O grau de dificuldade depende do teu grau de à vontade.

Eu achei muito úteis aqueles livros condensados das Selecções do Reader´s Digest. São 4 livros num só, nem é bem literatura porque ao livro original é retirado tudo o que é "floreado", apenas fica o essencial para contar a história.
Eu acho que ajuda imenso para leres as palavras correctamente escritas e alargar vocabulário, interiorizar como se fazem ligações entre frases, como a narrativa se desenvolve e como se estabelecem diálogos.
Outra coisa que acho útil é assistir aos noticiários das TV' s na lingua que queres aprofundar. A linguagem é cuidada e a dicção é boa.
Desculpa ter-me alargado :)

Rita Moura disse...

Nunca gostei de francês ao contrário do que acontece com o inglês que gosto bastante! ; ) ***

Agridoce disse...

Quanto ao francês não posso ajudar! O meu também está muito enferrujado e eu não me preocupo muito em desenferrujá-lo!

Quanto ao inglês, é uma língua de que gosto muito, e que tento exercitar! Tenho lá uma montanha de livros técnicos em inglês para ler, mas também gosto de ler literatura em inglês. O último que comprei foi o "Girlfriend in a Coma", do Douglas Coupland. Podes sempre ler coisas como o Harry Potter (para quem gosta do género é fácil de ler!), ou livros de autores estrangeiros que costumes ler, mas nas versões originais (ou inglesas, se não for o caso). No Wook encontras muitos livros em inglês a preços muito simpáticos, desde Nora Roberts e Nicolas Sparks, a Hemingway ou Poe. É mesmo uma questão de gosto!

Boas leituras :)