domingo, 24 de janeiro de 2010

Há coisas que me irritam profundamante nos Homens (atenção ao H maíusculo) de esquerda é que acham eles que detêm o "monopólio" da bondade. Só eles se preocupam com o próximo, mesmo sem saber se os outros fizeram ou fazem algo pela Humanidade. Mas não é só, irrita-me a maneira como tratam quem tem dinheiro. Não tem mal não ter, mas quem tem não deveria ousar sequer falar disso. Uma vez mais, não interessa se quem tem até divide. Não, isso não interessa nada. O que interessa é que não se deve falar disso, nem ousar mencionar aquilo que se compra. Podem adquirir aquilo que apelidam de fútil por 500€ e doar 700€, mas são uns tristes que aqui andam. Enfim, só é bom quem publicita a bondade, quem o faz pela calada é consumista, fútil e snob. A mim sempre me ensinaram "faz o bem sem olhar a quem" e de preferência calada.

Eu talvez por educação, talvez por ideologia acredito que as diferenças é que são o motor do mundo. Não podemos ser todos pobres ou todos ricos, não podemos ser todos explorados ou exploradores, não podemos ter todos as mesmas oportunidades, não é possível. Utopias? Acreditei nelas quando tinha 15, 16, 17 anos. Agora? Agora faço a minha parte com a consciência que estou a dar o meu melhor, aquilo que posso, que está ao meu alcance.

Agora comunistas ricos e que não vivem de acordo com os seus ideais, vão para o diabo que os carregue, eles e os seus ridículos discursos.
(pensei muito antes de escrever este post. quero salvaguardar que embora seja de direita acho que os ideais de esquerda são absolutamente necessários à sociedade, ao debate. agora aceitem que existem os contrários ao vossos e parem de trucidar aqui na blogosfera quem por educação quer pelo que seja, não publicita a sua bondade e não deixa de comprar o que lhe apetece. a indústria dita de luxo emprega muita mão de obra e é essencial à economia).

8 comentários:

Miss Complicações disse...

"Faz bem sem olhar a quem" É isso mesmo. É dificil encontrar quem não caia na tentação de revelar as boas atitudes como forma de se vangloriarem. O mais triste é quando o Homem vê na bondade um grande feito, quando deveria ser uma obrigação.
Aqui na blogosfera é muito comum ver verdadeiros desfiles de vaidades.

Tol@s

PS. Não sei o que se passa com o teu blog, mas ontem andei por aqui a deixar comentários que não chegaram a ser publicados e foram devolvidos

anamaria disse...

Gostei, muito mesmo.
Apesar de não partilharmos a ideologia, concordo em tudo.

Qanto aos comentários e dos blogs...parece que as pessoas se esquece de um princípio muito simples: "não julgues para não seres julgado".
É tão fácil apontar o dedo...e depois caem num ridículo tão grande...

Unknown disse...

Se "divulgar a bondade" é publicitar os meios que temos para ajudar, por exemplo, o Haiti ou outras tantas associações com o intuito de que as pessoas fiquem elucidadas e que o façam porque estão com conhecimento de causa então minha amiga:

Haiti por chamadas: liguem 760 206 206 (0,60 cent mais iva)!

Haiti por transferência bancária:
NIB: 0007 001 500 400 000 00672
IBAN: PT 50 0007 001 500 400 000 00672
SWIFT: BESCPTPL
Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços

E existem mais "N" formas de o fazer. Basta estar informado e querer ajudar.
Mas não só Haiti, existem muitas associações, várias causas e sim, nem todas as pessoas sabem os dados, as formas de o fazer e o quão é fácil e URGENTE fazê-lo.

Pepper disse...

Assino por baixo. Ainda ontem deixei um comentário parecido num blog que criticava o estilo de vida de uma celebridade portuguesa, no qual se dizia que porque era rico deveria ajudar mais os pobrezinhos e gastar menos dinheiro em luxos.

Cada um faz aquilo que entende com o seu dinheiro.

É que a autoestima e felicidade muitas vezes são confundida com arrogância por aqueles que estão consciente ou inconscientemente insatisfeitos com a própria vida.

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Vânia ;)
Muito obrigada pela informação, embora julgue que a esta altura do campeonato poucos serão os portugueses que desconhecem como podem ajudar o povo haitiano.
Isso não é divulgar a bondade e não era a isso que me referia. Isso é divulgar informação nada mais. Algo que a comunicação social está a fazer de uma forma implacável. Mas como costumo dizer, informação nunca é demais. Obrigada por deixares aqui os meios que temos para ajudar. O meu post nada teve a ver com isso. Teve a ver com determinadas pessoas que fazem questão de dizer que ajudaram e criticam quem não divulga se fez ou deixou de fazer. Porque se eu tenho dinheiro (que nem é o caso) e dou 1000€ para o Haity, um almoço à mendiga da minha rua e não me apetece falar disso, mas apetece-me dizer que fui jantar fora e gastei 100€, não podes, és uma cabra de uma fútil e uma snob. Isso é que é ridiculo. Porque as pessoas acham que por lerem um blogue conhecem o seu autor. Isso é redutor e de gente limitada.
Beijo e um bom fim de semana ;)

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Pepper

Realmente ninguém tem a ver com o dinheiro dos outros. Todos nós devemos ajudar, nem é isso que está em questão. Todos podemos ajudar, nem que seja um euro.

Eu nem sei de que blogue falas, mas vamos supor que esses famosos fizeram uma grande doação ao Haity. Podem ter feito, ninguém sabe. As pessoas não são obrigadas a divulgar se dão ou não, ninguém tem nada a ver com isso. É disso que falo. Há uma frase que caracteriza alguns deles: pode hevar pobres não pode é haver ricos. Poupem-me...

_+*Ælitis*+_ disse...

Ontem falei sobre o assunto com uma blogamiga. Vi um bate-boca pouco confortavel num outro blog e achei desapropriado. Temos o direito de fazer o que quisermos, calarmos o que queremos, gritar o que quisermos. Este apontar de dedos que anda por ai é que lembra os anos 1940. Pelos piores motivos.

Beijo meu ♥,

A Elite

Este Blogue precisa de um nome disse...

errata: não é Haity (isso é uma sapataria aqui no Porto) é Haiti. Arre que até aqui me deu para ser oca e fútil. Tudo a puxar para o sapatinho ;D