segunda-feira, 26 de março de 2012

Acabei de chegar de uma reunião de pais da escola da MC. Há alguém ligado ao Ministério da Educação que leia este humilde blogue, que faça o obséquio de explicar-me os mega agrupamentos? Assim, trocado por miúdos, para uma cabeça muito cansada. Comecei a ler o Decreto-Lei nº 75/2008, digo-vos aquilo é coisa para me por a dormir em menos de 2 minutos. No entanto, vou tentar.
Uma mãe ou um pai que tenha um filho, inserido nessa coisa com um nome tão pomposo. Alguém que queira esclarecer esta pobre mãe, que neste momento não consegue somar 2+2, quanto mais...

17 comentários:

Rita disse...

O agrupamento inclui as várias escolas existentes na mesma zona.

Acho que é isso...

Este Blogue precisa de um nome disse...

Sim, isso eu percebi. Mas consequências práticas disso? Objectivos?
Sabes? :)

Beatriz disse...

Olá, perguntei à professora aqui da casa, os mega agrupamentos é onde estão agrupadas as escolas desde a primária até ao 12º ano (secundária).
Objectivos? Poupar porque são necessárias menos pessoas a gerir. Ser mais fácil...
Nem a mãe conseguiu explicar muito bem porque nunca trabalhou numa, então não sabe se muda mesmo em alguma coisa (termos práticos) :x
espero ter ajudado de alguma forma _:) beijinhos

Este Blogue precisa de um nome disse...

Obg Beatriz. Eu preciso é de saber quantos Directores passa a haver? Vai haver representantes nas escolas? Os objectivos já não esperava outra coisa: economicista... enfim...

Sawabona Shikoba disse...

Olá Rita,

Não tenho bem a certeza, mas estou em crer que talvez encontres o que procuras na página do agrupamento da tua área, na plataforma moodle nomeadamente!
espero ter sido útil.

Este Blogue precisa de um nome disse...

Mas nós também gerimos essa plataforma e não sabemos nada. Nós, associação de pais...

Isto vem aí complicação :)

Sawabona Shikoba disse...

Pois não sei bem como te ajudar, mas normalmente na página da agrupamento da dita escola, tens toda a informção inerente a escola/agrupamento;
regulamento da<mesma; órgãos de gestão; Planeamento de actividades; conselho pedagógico; conselho administrativo; etc

Sawabona Shikoba disse...

Queres saber para que serve uma Associação de pais??

jfsr disse...

Existe o conselho geral( chefiado por um presidente), conselho administrativo, conselho pedagógico e o diretor( tem os adjuntos). Isto na escola sede do agrupemanto. Depois em cada estabelecimento que pertence a esse agrupamento há uma coordenação ( um professor coordenador) e depois existe ainda um coordenador de cada nível de ensino.
Isto de uma forma sintetizada.
Joana

Este Blogue precisa de um nome disse...

Ecos da Alma

Eu pertenço a associação, sei o que é :) obrigada. Ainda é um projecto, uma hipótese na escola da MC, logo não tem que estar no site :)

Joana, obrigada. Diz-me uma coisa: és professora? Já percebi que descreveste de forma sintetizada. Onde posso ler mais? Assim de forma clara!

Beijo às duas e obrigada

jfsr disse...

Existe o conselho geral (chefiado por um presidente também fazem parte deste, o pessoal docente e não docente, representantes dos pais e da autarquia), o conselho administrativo ( presidente, subdiretora e chefe dos serviços administrativos), o conselho pedagógico (diretor, coordenação dos departamentos curriculares, coordenadores de ano, coordenador da biblioteca, representante de educação especial e representante dos Encarregados de educação) e o diretor (subdiretor, adjuntos da direção). Isto na escola sede do agrupamento.
Deste modo, em cada estabelecimento de ensino, pertencente ao agrupamento de escola, há uma coordenação ( um coordenador) e também existe um coordenador por cada ano de escolaridade.
Joana

Stiletto disse...

os Agrupamentos foram formados por um lado para poupar custos administrativos, por outro para permitir que as crianças façam todo o percurso escolar (JI ao 12º), dentro das escolas que constituem esse mesmo agrupamento, o qual é obviamente constituído por escolas próximas entre si.
Na prática não muda muita coisa. Existe um diretor de agrupamento e cada escola tem um coordenador. Os órgãos de gestão mantêm-se inalteráveis, quer se trate de uma escola, quer se trate de um agrupamento: Conselho Geral e Conselho Pedagógico.
Parece que a rede Escolar vai ser redefinida, muito brevemente e as Escolas vão ter que ficar todas agrupadas, existindo alguns agrupamentos que se irão fundir.
Independentemente de haver agrupamentos, as crianças podem continuar a escolher as escolas que querem frequentar, sendo que em caso de não haver lugar o Agrupamento da sua área tem que garantir o lugar.
Se quiser mais informações envie mail. Espero ter ajudado!

Unknown disse...

Agrupamento de escolas é um conjunto de escolas (geralmente que vão do Pré-escolar até ao 3º Ciclo), tendo escola(s) do 1º Ciclo, jardim de infância (ou não) e uma EB2,3 (que vai do 2º ao 3º ciclo). Os megas agrupamentos, no caso do meu, têm inserido ainda uma Escola Secundária. Ou seja, interessa saber, para os pais, que a criança pode frequentar o mesmo agrupamento desde o pré-Escolar até ao 12º ano. Há vantagens do ponto de vista pedagógico e grandes desvantagens do ponto de vista de gestão e dimensão. Mas penso que para os pais, é positivo, à exceção do facto das reuniões terem muito mais gente e discutir-se pouco, os casos mais particulares. Do meu ponto de vista, eu que faço parte de um mega agrupamento (e sou a favor dos agrupamentos), conhecemos os alunos desde que eles frequentam o pré-escolar e podemos acompanhá-los até ao secundário, ajustando as turmas, consoante as suas características. Mas tudo depende, claro da dimensão, distância entre as escolas e claro, de quem gere. Espero ter ajudado.
Beijinhos

Unknown disse...

Ainda respondendo a outras questões que vi mais abaixo: há 1 diretor e 1 equipa representativa dos ciclos (supostamente e deveria ser). Todos os ciclos estão representados no Conselho pedagógico e Conselho geral (onde há também pais, autarquia e professores de todos esses ciclos de ensino). As escolas passam a ter coordenadores de estabelecimento (quem gere a escola no dia-a-dia), à exceção da escola secundária, por ser escola sede, onde está a direção.

Unknown disse...

Ainda respondendo a outra questão: podes ver o "lado prático" do funcionamento de um mega agrupamento (sem ser no dec. 75 (que é vago), num regulamento interno de um que já esteja a funcionar. Regra geral, são documentos públicos.
http://www.esla.edu.pt

Este Blogue precisa de um nome disse...

Obrigada, obrigada, obrigada, do fundo do meu coração!

Vocês são as leitoras mais queridas de toda a blogosfera :)

Beijo

Anónimo disse...

depois de tudo o que li, parece-me a mim que, alguém se esqueceu de te esclarecer que um mega agrupamento pode resultar da fusão entre 2 ou mais agrupamentos. Daí o nome "mega". Trocando por miúdos mais escolas, profs e alunos para o mesmo diretor e seus adjuntos, serviços sociais e secretaria (rentabilização dos recursos humanos) and so one... ou ainda: a) num concelho de distrito com 2 agrupamentos de escolas estes podem se agrupar e surgir o mega agrupamento;b)em 2 concelhos de distrito muito próximos cuja população escolar venha a diminuir podem os 2 agrupamentos existentes agrupar se num mega agrupamento. enfim medidas economicistas para reduzir pessoal e despesas. desculpa se não consegui esclarecer.