domingo, 29 de maio de 2011

Estava eu agora com a MC no supermercado e conta-me ela:

- Das coisas que mais me irritava quando fazia o Banco Alimentar - que fazia sempre ao Sábado - era as pessoas dizerem-me: ai, já dei ontem! Ai mãe, porque é que as pessoas mentem? Mas vale dizerem que não querem dar.

18 comentários:

Sexy na Cidade disse...

eu nunca dou...sinto mt, mas prefiro dar a outras pessoas do q ver o dinheiro q gastei nas coisas a ser usado por pessoas q n precisam E pelos proprios "pedintes"...

Maria

Anónimo disse...

pois é, muitas vezes dizem isso. xD menina esperta ;)

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Maria :)

Sei do que falas, já me contaram alguns episódios. Mas, não acho que se deva pôr toda uma Instituição em causa por casos pontuais (sim, que não passam de casos pontuais). Muita gente sobrevive às custas do Banco Alimentar, muita gente mesmo. A instituição nasceu de um movimento da sociedade civil para ajudar quem precisa e só isso já é de louvar. Não te condeno de não quereres dar, cada um dá o que pode e da forma que quer. Só não acho que por alguns casos se deva pôr em cheque toda uma Instituição, nisso discordo de ti. Nunca vi ninguém (pedintes) ficar com um saco, nunca! Mas, acredito que tal como em qualquer lado possa haver ali gente desonesta. Mas, isso infelizmente é assim em todo o lado .

Beijo :) Bom Domingo

Paula disse...

Se há instituição em que confio é no BA. Claro que pode sempre existir um caso de abuso mas não é a regra. E sim, mesmo muita gente é alimentada graças a acções como estas e quem pode deve mesmo ajudar.

Drinha disse...

Eu costumo dar e aliás aquela opção de darmos em qualquer altura pq damos um papel em que estamos a contribuir com um determinado produto deveria ser mais utilizada.Quem precisa, precisa sempre...

Anónimo disse...

Eu também costumo fazer voluntariado por estes meus lados! E para além de o fazer ainda costumo dar alimentos. Não fico mais pobre por isso, pelo contrário, enriquece-se a alma! Mas também não condeno quem não queria ajudar.
São maneiras diferentes de ver as coisas!

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá Anne :)

Eu também não critico quem não queira dar. Quem não quer dar, não dá, pronto...

Jóh

Dizem isso mas esquecem-se que no dia anterior não houve BA. As campanhas são ao Sábado e Domingo. Como é que a um Sábado podem dizer que deram ontem... a MC não perdoa :D e as crianças não são burras!

Beijo

Anónimo disse...

E um "Vão mas é trabalhar o tempo que estão a pedir" também já ouvi. Espero que um dia, quem responde assim, não venham a precisar do BA.

Anónimo disse...

Também sou voluntária e, tal como à sua filha, isso também me irrita particularmente. Não se aguenta a falsidade.

mllissa disse...

Acredito que aconteça mas não é necessáriamente sempre assim. Eu por exemplo as iniciativas que mais apoio são as desse tipo, em que fazemos compras e deixamos lá, só que ás vezes acontece ir três dias seguidos ao supermercado e apanho o BA os três dias...e não ajudo os três dias porque já comprei...e não fico nada contente com a cara que ás vezes me fazem por não ajudar, outra vez. Acontece também em bombas de gasolina, ou outros locais onde fazem peditórios, ás vezes lembram-se de mim e até pedem desculpa, mas maior parte das vezes fazem uma cara como se eu estivesse a mentir. Eu quando não quero ajudar, não ajudo, porque pode ser um dever mas não uma obrigação, quando ajudo também não é pelas pessoas que estão a pedir mas sim para o fim a que se destina, mas não deixo de sentir alguma revolta quando me fazem má cara, julgando-me por algo que nem sequer é verdade. (Também já ajudei em peditórios e sei o que é, mas há os dois lados, certo?)

Este Blogue precisa de um nome disse...

Olá mllissa

Tens toda a razão, também já vi. Mas, aqui não se aplica. A MC deixou de fazer o BA aos 9 anos, agora tem 10, não me parece possível uma criança fazer esse ar. E o que ela me explicava é que se aquele era o primeiro dia de campanha (Sábado) porque carga de água ass pessoas diziam que tinham dado no dia anterior, percebes? :)

Beijo

mllissa disse...

Sim claro, até porque se eu sinto revolta por sentir desconfiança, uma criança esperta e sensivel como a MC ainda deve sentir ainda mais por se aperceber da mentira. Quando tudo são sonhos e estamos ali para ajudar deve ser triste e difícil de compreender.

Anónimo disse...

Eu dou sempre alguma coisa, por pouco que seja, e quando digo que "já dei ontem", é porque dei mesmo . Nem sempre as pessoas estão a mentir, embora saiba que a tua filha têm razão, e muitas vezes as pessoas metem mesmo .
Acho mal é o banco alimentar efectuar o peditório numa altura, em que muitas pessoas " como eu " ainda não receberam, pois se já tivesse recebido , ia contribuir ainda mais . Mas isto é só um desabafo.

Cris disse...

Eu disse que tinha dado ontem, mas tinha dado mesmo, nem sempre as pessoas mentem, há quem fale verdade
Cris

Este Blogue precisa de um nome disse...

Cris olá

Já expliquei que a minha filha fazia o BA ao Sábado (sempre), por isso as pessoas não podiam ter dado ontem, entendes? A campanha é só ao Sábado e ao Domingo. Foi só isso, claro que se disserem isso ao Domingo só nos resta acreditar. Mas à sexta não podiam ter addo mesmo...

:) Beijo

Cris disse...

Ahhh já percebi, tens toda a razão, não podiam mesmo ter dado.
:)
bjs
Cris

Crab Man disse...

Mesmo que os alimentos sejam mal distribuidos, não é dinheiro é comida. Eu dou sempre, mesmo que tenha pouco, penso que um pacote de arroz e umas latas de atum podem fazer mais falta a quem nada tem do que a mim que ainda tenho um pouco. Um dia posso ser eu a necessitar, nunca se sabe.

alva quase transparente disse...

Eu também dou sempre, por muito que o dinheiro ande a escassear, acho que haverá muita gente que precisa muito e é meu dever como ser humano ajudar.
Outra coisa que faço questão de fazer é escolher produtos portugueses, produzidos em portugal (não apenas distribuidos por marcas portuguesas, como sao as marcas brancas) porque assim estou a ajudar não só as familias que precisam de comida, mas também as que trabalham nessas empresas, a ver se o nosso país começa a melhorar um bocadinho. São diferenças de centimos mas que podem ter uma importancia enorme.

alvaquasetransparente.blogspot.com