sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Adoro pessoas que não sabem escrever português, mas que têm a mania que sabem. Que escrevem poix, em vez de pois. Esta nunca entendi, porque é uma letra não percebo porque é que fica mais rápido escrever o x ao invés do s, mas tudo bem. Depois escrevem "à bocado" e "á bocado" ao invés de há bocado; escrevem axar em vez de achar; komo em vez de como (também só uma letra). Tinha mais no meu telefone ontem, mas apaguei. Foi pena. Quando (a pessoa que ontem escreveu isto tudo) foi alertada para o facto de há bocado ser com H, assumiu-se como douta em língua portuguesa e disse: só se emprega o verbo haver quando algo existe. O tempo não existe, fofa, foi uma invenção dos portugueses. E diz ela: escrevo por abreviaturas. Menina, abreviaturas não são essas calinadas. Abreviaturas são palavras, como: tb (também); qto (quanto); pq (porquê ou porque); mm (mesmo) e por aí em diante, que existem para nos simplificar a escrita informal. Não se aplica ao seu caso e não as costumamos usar com quem fazemos cerimónia. O que você faz é assassinar a língua. Sei que não é a sua língua, mas há um limite para tudo. Se aprendeu podia ter aprendido direito e não com um adolescente. Eu não escrevo bem, mas quando me corrigem tenho a humildade de aceitar a crítica. Faz parte do meu carácter.

Conselho: faça como a minha cunhada (que é sueca), manda-me mensagens em português quando não sabe uma palavra, escreve-a em inglês. Quando chega a casa pergunta ao meu irmão ou vai procurar ao dicionário. Agora pelo amor de Deus, não assassine a minha língua e não passe por ignorante à frente de quem se quer mostrar o máximo.

4 comentários:

Nokas disse...

E quando escrevem tuh em vez de tu? Também já vi esta pérola...

Isabel disse...

Também não vou nada à bola com essas modernices. Xim, poix e outras que tais dão-me uma comichão! Principalmente se forem frases escritas por adultos (aos adolescentes vou perdoando. Mal, mas vou!)

Rita disse...

Já há muito tempo que deixei de escrever com abreviaturas. Acho que fica mais bonito. É a nossa língua =) *

mia c. disse...

E a saga dos K. E por isso que cada vez se escreve com muitos erros!