quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Acabei agora de chegar de uma palestra no Colégio da minha filha. Desta vez a Associação de Pais convidou como orador Vasco Pinto de Magalhães sj. Não foi a primeira vez que o ouvi, mas mais uma vez, gostei muito. O tema era " Educar para a Esperança". Falou uma hora e meia que me pareceram quinze minutos. Entre muitas histórias, contou uma que gostei especialmente e que me fez pensar ali e ainda vai fazer por muito tempo, principalmente em relação à Educação que dou à minha filha.
É de um filósofo inglês do ínicio do séc.XX que conta que tem que ensinar latim a "John". O que é preciso para o ensinar. A resposta natural será: saber latim. Mas desenganem-se isso não é o mais importante. Então aqui vai o que realmente importa para ele aprender latim:
1.
Saber quem é "John". Sim, porque o John pode ser um papagaio, um cão, sei lá pode ser muita coisa;
2.
Para tudo correr bem, "John" tem que confiar no seu professor;
3.
Muito importante é também, "John" querer aprender latim;
4.
E por último, saber latim para poder ensinar.
Tudo isto faz-nos pensar na forma como educamos os nossos filhos. A mim pelo menos fez. Ele falou de tanta coisa, nomeadamente do pântano a que chegou o Ensino em Portugal e a inversão total de valores. Teria aqui assunto para uns quantos post´s.

5 comentários:

Mnemósine disse...

Venham esses posts. Se ninguém fala no assunto, nada muda.

Anónimo disse...

Tenho andado cheia de coisas e não tinha dado para passar aqui, foi bom chegar e ler logo mais de cinco posts de uma enfiada! ;)

Um beijinho

Olhos Dourados disse...

Pois, é muito importante essas coisas! Um bom professor não é aquele que sabe mais, é aquele que sabe ensinar mais!

Joana Cruz disse...

Ritinha,

Não tinha conhecimento dessas palestras... parece-me interessante.

Fiquei a pensar no que me contaste acerca das crianças que viste no H.
Estive as informar-me e parece que o que podemos fazer é apenas tentar passar algum tempo com elas ou levar-lhes algumas coisas. Isto se nos facilitarem a entrada. Que dizes?
BeiJu

Genitrix disse...

Assim sim, nem todos os professores conseguem chegar aos alunos