quinta-feira, 13 de março de 2014

jesus-maria-josé


Oh pá, tenho os melhores leitores do mundo :-)

A propósito do post da matemática, a Bárbara enviou-me um email amoroso. Obrigada, Bárbara. Achei a ideia bestial - embora ainda não a tenha posto em prática - que decidi partilhar com todos:
 
" {...} Vou-te contar a minha experiência/experiência da minha turma com a matemática. Pode ser que ajude.
No passado, tive colegas de turma com as mesmas dificuldades da tua MC. A Professora sugeriu que criássemos um grupo de estudo em casa de alguém (para ter um adulto a visionar e a policiar as brincadeiras) mas que só fosse constituído por miúdos da turma. Os miúdos expressam-se todos da mesma maneira, compreendem-se melhor já que usam palavras mais simples e semelhantes, e por vezes são mais directos na forma de explicar e entender a matemática. Aqueles que percebiam da coisa, explicavam àqueles que tinham dificuldades. Quando sabíamos aplicar as regras e perceber a matemática com as nossas palavras e formas de pensar, aí, sim, ia-se para o explicador para que o estudo fosse acompanhado.
Ah, outra coisa que a Professora fazia era: quando dávamos matéria nova, no fim de ela explicar, perguntava quem tinha percebido. Quem tinha percebido, dizia. Ela mandava essa pessoa ao quadro e dizia para explicar com as suas palavras a matéria e isso também nos ajudava bastante.
Quando fui para o secundário, tive geometria descritiva. As explicações de geometria eram a 60 euros a hora e nós não estávamos para pagar isso, por isso lembrei-me do método da matemática e resultou. Fizemos todos a geometria e foi a disciplina com o melhores notas do nosso curso.
Claro, é só uma dica mas pode ajudar com a tua filha. E quem diz a turma dela, diz um grupo de meninas/primas ou afins que estejam no mesmo ano e que percebam a matéria.".
 
É desta que lixo o fantasma da matemática :-) Obrigadaaaaaaaaaa,  Bárbara. Vou testar e prometo fazer relatório aqui no blogue.

a propósito do teste da MC



lembrei-me desta música: cordilheira da Simone.

o teste é de ciências e estudámos as cordilheiras.

tanto esforço


que ia dar em nada. estava com tanto sono quando lhe arranjei o pequeno almoço, que ia dar-lhe leite estragado. nem ia ao teste, íamos era para o hospital. deumalibre.

6:00 am


isto de ser mãe tem muito que se lhe diga, acordámos as seis por causa do teste de ciências. Vida dura, pá ...

quarta-feira, 12 de março de 2014

{...}


"{...}Caminhar por dentro do que já acabou é a mais diabólica das formas de estar parado. Estar parado não é mais do que andar a caminho do que não existe."

Pedro Chagas Freitas


Jurem? A sério? Não fazia a mínima ideia! { ler com tom irónico }


Imagem roubada descaradamente do blogue: A Maçã de Eva
 

Já sei disto há uns bons cinco anos. Pelos vistos, tinha razão. Acabei há muitos anos com os comentários anónimos por aqui pelo blogue, depois vieram as pragas dos perfis indisponíveis. Fechei o blogue a comentários e resolveu-se muita coisa. Claro, que volta e meia recebo uns emails a insultarem-me, mas passados todos estes anos de blogosfera é para o lado que durmo melhor.
 

mas depois, tenho-te a ti

que não tem merdas. que posso ligar, posso dizer o que me vem à cabeça, que rio sem parar, a quem mando mensagens disparatadas, de quem não preciso esconder nada, nem as minhas vontades mais loucas. e porque que é isto acontece contigo? porque tu és igual a mim:  não me escondes nada, és verdadeiro tal como eu. e assim é tudo mais fácil. as vezes que me dizes: gosto tanto de ti, ritinha. costumo responder: eu sei, ou melhor: eu sinto.
quando somos verdadeiros, quando somos genuínos, quando não construímos castelos de areia, nem pegamos na areia para atirar aos olhos do outro é tudo mais fácil. gosto de almas exaltadas que deitam tudo cá para fora. gosto de gente que é gente de verdade que toma conta dos outros, como se cuidasse de si. gente que se deixa levar por impulsos, porque o que nos impulsiona é a vontade e quando a seguimos somos autênticos connosco e com os outros. isso, não dá azo a mal-entendidos, a confusões, porque nada fica por dizer. nós jogamos claro. e é essa clareza que adoro. revela respeito. sei com que cartas estás a jogar e não me prometes nada, ou melhor: o que prometes, cumpres.

fuck you

 

bem do fundo da minha alma.

O pior que tenho para te dar:

 
não ser verdadeira. não ser genuína. não seguir os meus impulsos. é contrário à minha natureza. totalmente contrário, mas assim agirei: serei a fofa, a cutchi cutchi. não sei é até quando conseguirei representar.


"um relacionamento só dá certo na medida do que estivermos dispostos a ignorar"

desconheço o autor

★ bom dia ★


terça-feira, 11 de março de 2014


TOP


a parte menos divertida de ser mãe da MC

 
a MC não consegue levantar a nota de matemática. tem um batalhão de pessoas a tentarem ajudá-la: eu, o explicador, a professora de matemática, a directora de turma, tudo a torcer por ela, a darem-lhe as ferramentas para chegar lá, mas está difícil. hoje estive uma hora à conversa com o explicador e meia-hora ao telefone com a professora de matemática. está com dificuldades no cálculo e isso é o que mais nos preocupa. mas, eu arranjo solução para isto, tenho que arranjar. não a posso deixar fechar portas a nada, no sétimo ano.

ahahahahah a parte mais divertida da minha vida: ser mãe da MC


A MC andava há muito com um corte de cabelo horrível: todo a direito, comprido e sem graça alguma. Sábado lá fomos ao cabeleireiro e a seco, a cabeleireira, deu-lhe umas navalhadas. Ficou engraçado, nada de especial, ficou mais ou menos. O cabelo dela tem falta de volume e ela insiste em usar a repa colada à nuca, coisa que detesto.
Ontem à noite, fiz-lhe umas tranças, para ver se hoje acordava com umas quebras engraçadas. Ela acorda, olha para o espelho e diz:
 
- Oh mãe, estou com cabelo de massa...

★ ★ ★



segunda-feira, 10 de março de 2014

acabei de receber um email de um leitor


de 72 anos que "confessou" ler todos os dias o meu blogue. emocionei-me. obrigada, armando.

adoro


Para ti, Sofes

 

quando vi esta imagem, lembrei-me imediatamente de ti.

Ando a tentar tirar este ar de inverno da minha pele


experimentei esta terracotta da guerlain, hummm ... médio. não me perdi de amores.


agora ando a experimentar este. daqui a uns dias vos direi. agora que veio o sol fica mais fácil tirar este ar de lixívia que trago agarrado à cara.

Bom diaaaaaaaaaa, boa semanaaaaa

 

esta semana promete :-)

domingo, 9 de março de 2014

Oh pá, é minha sobrinha, está tudo explicado :-)


olha para a televisão e diz: pandinha, quees um beijinho? a bebé dá... MAS SÓ UM, TÁ?

ahahahahahahahahahahahahah


porque raios tem de ser tudo amor


há tantas outras coisas.

e prontos... a MC também se rendeu



voltou o meu guna. e com ele, os sorrisos, as gargalhadas, a leveza, as mensagens disparatadas, as promessas {só as que podemos cumprir}, os desejos partilhados, a sinceridade, o deitar tarde, demasiado tarde. gostamos tanto um do outro e não temos pudor algum em confessar isso. mesmo sabendo que é isso mesmo: gostar.

sexta-feira, 7 de março de 2014


Vamos lá ver se consigo dizer isto de forma educada

Oh pá, párem de enviar propostas de parcerias para aqui para o blogue. Ai e tal faça publicidade do meu produto e em troca dou-lhe publicidade ao seu. Ora aí é que está: aqui não se vende nada, fofos do meu coração. Este blogue é um blogue pessoal. Porque carga de água é que eu quereria publicitá-lo? Querem publicitar aqui? Têm que pagar. Temos pena. Agora virem pedir-me: Ai e tal escreve um post, põe um banner e a seguir dou-te um elástico para o cabelo. Pelo amor da Santa.
 
nota: excluo, como é óbvio, todos os movimentos e organizações de solidariedade. esses podem pedir o que quiserem. como disse outro dia à refood: usem e abusem de mim {salvo seja! :-)}.

Trabalhar como uma louca é a cura para muita coisa


Bom dia :-)


ups que já é de tarde. que se lixe. bom dia, boa tarde, boa sextaaaaaa :-)

quinta-feira, 6 de março de 2014

A MC está em choque



O nemo faz 11 anos hoje, e ela lembra-se - perfeitamente - de ter ido vê-lo ao cinema. Ora, teve noção do quão depressa o tempo passa. Eu não estou em choque: acho que já interiorizei que tenho uma filha adolescente. Custou, mas consegui :-)

post do meu outro blogue

 
 
é verdade, não me vives agarrado à alma. talvez, tenha esse lugar do lado esquerdo, guardado para outro género de pessoas: não são melhores, nem piores do que tu, são só: diferentes. mas trago-te agarrado ao corpo, ao meu corpo: nos cheiros; nos impulsos; no bater do coração; nas pernas bambas quando lhes grito: andem direitas, por favor. ele pode perceber. trago as tuas marcas no meu corpo quando estou sozinha e me lembro dos teus beijos, do teu toque, da forma como me seguras o cabelo, das gargalhadas e sorrisos que já demos juntos. trago-te no meu corpo quando ponho o creme no fim do banho. trago-te no meu corpo quando sorrio sozinha no meio do supermercado assim que vejo alguma coisa que gostas muito. trago-te no meu corpo quando te desejo e são tantas vezes ao dia. trago-te no meu corpo quando sinto a tua presença e como me sinto desfalecer. trago-te no meu corpo por todas as loucuras, que juntos, já cometemos. foram tantas e tão intensas, que marcaram. sim, é verdade, marcaram. o corpo.

Maria de Verdade


as nossas conversas


põem-me sempre a fazer merda, pá. :-)


"Queres mudar o mundo no teu próprio bairro?"

 

Tal como o que tinha prometido neste post aqui está o convite - formal - para te tornares voluntário, neste projecto: Refood.
 
No próximo dia 12, ou seja na próxima quarta-feira haverá uma reunião na Universidade Católica do Porto. Eu e a MC, em princípio seremos voluntárias. Não será muito fácil dada a nossa pouca disponibilidade de tempo, mas vamos tentar. À reunião vamos com toda a certeza. Haja vontade, minha gente :-)
 
{clicar na imagem para ver melhor}

Para encaixar nesta minha cabeça de cebola:

 

{...}

"Todos os amores se amam no céu.
Se exige pés na terra: então não é amor".
Pedro Chagas Freitas

quarta-feira, 5 de março de 2014

terça-feira, 4 de março de 2014

chorei



quando falou da mãe, que foi mãe na adolescência.
foda-se. são momentos como este que fazem-nos olhar para trás e dizer: porra, custou mas valeu a pena.

★ ★




A "minha" Clarissa. Sempre ela...

"Não falo nada da boca pra fora. Se eu te gosto, te gosto. Nunca vou mentir que gosto de você. Sou franca comigo e com meus sentimentos. Nunca forcei ou falsifiquei amizades e amores. É claro que a gente se engana, se surpreende, se decepciona. Já pensei que amei. Já pensei que me apaixonei. E vi que era fogo de palha. Já pensei que era amizade. Já achei que fosse de verdade. E vi que era faísca. Mas tudo que eu gosto, eu gosto. Lembre disso.".
 
Clarissa Corrêa


Tenho óptimas notícias:

O país já não está em crise.
No espaço de 2 horas tentei usufruir de três serviços, dirigi-me a uma grande superfície comercial e está tudo fechado. Ah! Dizem que é feriado. Sim, Senhora! É bom sinal: a economia já está, em franca recuperação.
Agora a notícia menos boa: tenho que trabalhar porque - infelizmente - a empresa à qual presto serviços, tem que dar duro para se manter a funcionar.

"Quando o mundo parece um lugar absurdo e cheio de crueldade, desamor e falta de perspectiva, apenas fecho os olhos. Respiro fundo, procuro visualizar uma cena bonita, busco no baú de pensamentos o que acalma, traz o sorriso e a serenidade outra vez. E assim, devagar e com uma esperança no canto dos olhos, procuro acreditar que tudo vai se transformar para melhor."

Clarissa Corrêa

:-)


a ti.

segunda-feira, 3 de março de 2014

não gosto


que não me deixem ser. só isso: ser.

domingo, 2 de março de 2014

eu me aguento, pode crer


afinal somos mulheres ou ratos?

melhor assim*



*bem melhor...

antes que comecem os emails a perguntar se me separei, se estou a sofrer e blá blá, não, não estou. só que hoje dei comigo a pensar porque é tão difícil pôr um fim ao que está mal.

"Melhor assim
A gente já não se entendia muito bem
E a discussão já era a coisa mais comum
E havia tanta indiferença em teu olhar
Melhor assim
Pra que fingir se você já não tem amor
Se teus desejos já não me procuram mais
Se na verdade pra você eu já não sou ninguém
De coração
Eu só queria que você fosse feliz
Que outra consiga te fazer o que eu não fiz
Que você tenha tudo aquilo que sonhou
Mas vá embora
Antes que a dor machuque mais meu coração
Antes que eu morra me humilhando de paixão
E me ajoelhe te implorando pra ficar comigo
Não diz mais nada
A dor é minha eu me aguento pode crer
Mesmo que eu tenha que chorar
Pra aprender como esquecer você".

(private post)

18:05. Sinto a tua falta.

domingo


sábado, 1 de março de 2014

private post*


*do meu outro blogue

andas arrepiado :-)



amo. não me canso de ouvir


private post


para as minhas amigas: voltamos ao séc. XVIII.