quinta-feira, 23 de setembro de 2010


Preciso de inspiração urgente, não tenho nada para escrever. Ou melhor, ter tenho, mas sobre o que (só) quero escrever não posso. Pelo menos, não aqui (suspiro).


CHOOSE LOVE

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sempre a verdade. Mas isso sou eu...


Adorava (ainda) saber fazer contas como a Senhora Maria. É a dona da mercearia aqui à frente de casa.

Sou só eu que acho que a colecção da Zara não é assim tão giiirrrraaaaa? É que só oiço dizer ai e tal que gira, apetece ficar com tudo. Mas eu entro lá e não há nada que eu tenha vontade de trazer para casa.

Quando oiço as minhas amigas dizerem: "Ai, tenho que me despachar que o João/Tomás (seja quem for) vão almoçar a casa!", dou graças a Deus de não viver com um homem. Deumalibre, com o umbigo colado a um fogão ou a uma pia para dar de almoçar a um gajo.

Pergunta número 20

Alguém sabe explicar-me, porque é que os homens não gostam de nos ver de jardineiras e de macacões?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Outono

Que querem que diga? Olha, que venha, que remédio.

Sou péssima a guardar segredos. Não os dos outros, os meus mesmo. Fico a torcer-me toda para contar.


1º desejo: todos os dias tens que vir cá a casa fazer as camas;
2º desejo: Fazeres menus semanais para os nossos jantares;
3º desejo: cortares os legumes para a sopa.

Tenho imenso jeito e gosto pelas coisas de casa, como podem constatar.

...

"tu compreendes sempre o que te estou a tentar dizer para além do que te digo"

Freud

Acabei de receber uma mensagem de uma pessoa que mal conheço, acho que a vi uma única vez na vida. A mensagem terminava com: Jinhos. Menos, pelo amor de Deus, menos. Não sou assim tão moderninha.

Às gargalhadas

Tenho para mim que um dia mais tarde vou ler este blogue com a mesma postura com que leio o meu diário de adolescente agora.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vamos lá concretizar o blogosonho desta minha amiga. AQUI.

As minhas noites custam a passar...

Hoje acusaram-me de estar a deixar de ser espontânea. Mas quem o disse esquece, que por vezes não me deixam sê-lo.

Constatação do dia

Os dicionários básicos da Porto Editora são uma merda.

Só para ti

Tu sabes que se tivesses sido assim desde o início, nunca nos teríamos conhecido. Eu sei que tu sabes...

Cá estamos nós outra vez...

7 x 1 = 7

7 x 2 = 14

7 x 3 = 21

7 x 4 = 28

7 x 5 = 35

7 x 6 = 42

7 x 7 = 49

7 x 8 = 56

7 x 9 = 63

7 x 10 = 70

Coitado, com a mulher grávida e desempregado.

(clicar em cima da frase)

Consumado - Arnaldo Antunes (2004)



Tô louco pra fazer
Um rock prá você
Tô punk de gritar
Seu nome sem parar...

Primeiro eu fiz um blues
Não era tão feliz
E de um samba-canção
Até baião eu fiz...

Tentei o tchá tchá tchá
Tentei um yê yê yê
Tô louco prá fazer
Um funk prá você...

E tá consumado
Tá consumado
Tá consumado
Tá consumado...

Fiz uma chanson d'amour
Fiz um love song for you
Fiz una canzone per te
Para impressionar você...

Prá todo mundo usar
Prá todo mundo ouvir
Prá quem quiser chorar
Prá quem quiser sorrir...

Na rádio e sem jabá
Na pista e sem cair
Um samba prá você
Um rock and roll to me...

E tá consumido
Tá consumido
Tá consumido
Tá consumido...

Fiz uma chanson d'amour
Fiz um love song for you
Fiz una canzone per te
Para impressionar você...

Adoro manteiga com pão, adoro. Depois queixo-me do peso.

Modernices

Comunico com a minha costureira por email. Outros tempos.

Estou cansada da morte. Sempre a rondar, essa puta.

Ainda a propósito do que escrevi ontem...


domingo, 19 de setembro de 2010

O Verão está a acabar

São dez e meia da noite e eu ainda estou cheia de sal e areia.

Mas as pessoas que não dizem o que sentem, gostam de ouvir o que os outros sentem por elas. Tenho certeza.

Não entendo o pudor das pessoas em revelarem os seus sentimentos, não entendo mesmo.

Todos os dias digo à minha filha que a adoro. Todos, sem excepção.
Acho tão importante.

Tenho muitos defeitos, mas há um em especial que me lixa a cabeça: não consigo pôr-me no lugar dos outros. Não consigo ver as coisas de outro prisma que não o meu. É uma burrice, eu sei. Todos os dias tento fazer esse exercício, estou melhor mas ainda não estou como quero. A (minha) tendência é olhar para a frente e ver um espelho: espero que as pessoas reajam como eu reagiria se estivesse no lugar delas. Isso numa pessoa que defende tanto a diferença é no mínimo esquisito.

Por vezes sou tão infantil que nem eu me aguento. E caprichosa e birrenta e mimada. Arre lá para mim.

sábado, 18 de setembro de 2010

A pessoa que nos faz sentir paixão é a mesma que a mata. Aliás, só ela a pode matar, ninguém mais tem essa capacidade.

A espera é coisa para me matar.

Não há nada como a praia em Setembro. É tão mais bonita.


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Acabei de receber o 4º telefonema de uma amiga a dizer que amanhã as crianças vão dormir ao pai, comigo 5.
Já estou a imaginar o nosso Sábado. Isto promete.

Hoje vou ver o mar a comer o sol. Tenho que ir. Já não o faço há mais de 3 semanas, estou a ressacar. Vou com a MC, lá vamos nós deixar os nossos rabos marcados no capot do carro. É de lá que gosto de ver o sol a pôr-se.

À entrada do colégio, mãe de uma amiga da MC:
- Ai Rita, está muito mais magra, não está?
- Não sei, acho que não.
- Ai nota-se imenso... acho que está mesmo.
Não sei se estou, se não estou, mas fiquei feliz da vida. Foi a única coisa simpática que me disseram o dia todo.

A MC está naquela fase que odeia rapazes, foge deles, acha-os uns parvos, não os suporta, irrita-se com eles, chama-lhes nomes. Eu, estou na mesma fase que a MC.

E pronto... acordei a dançar. Tenho que ser internada. E não venham para aqui dizer: ai e tal, aposto que estás apaixonada, por isso danças... Nada disso, não estou apaixonada. Não sei explicar, tenho uma força aqui dentro que me manda fazer uma loucura e dar um chuto a tudo. Como hoje é sexta, é possível.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Estou a um passo de ir...

De tantas músicas que estou a ouvir no youtube, estou a ficar com uma vontade louca de dançar. Apetece-me saltar da cama e ir a qualquer lado para

DANÇAR DANÇAR ATÉ CAIR PARA O LADO DE CANSAÇO

Barry White - Can't Get Enough Of Your Love Baby.

Casava com este homem se ele prometesse que me cantava todas as noites ao ouvido. Fico arrepiada de o ouvir. Eu e os homens negros... vai ser sempre isto.

Já nem me lembrava do quanto gosto da letra desta música

Looking out on the morning rain
I used to feel so uninspired
and when i knew i had to face another day
lord it made me feel so tired.
before the day i met you,
life was so unkind
You're the key to my piece of mind

chorus:
cause you make me feel
you make me feel
you make me feel like a natural woman (woman)

when my soul was in the lost and found
you came along to claim it
i didnt know just what was wrong with me
till your kiss helped me name it.
now im no longer doubtful of what im living for
and if i make you happy i dont need to do more

chorus:
cause you make me feel
you make me feel
you make me feel like a natural woman (woman)

ohh baby what ya done to me (whatcha done to me)
made me feel so good inside (good inside)
and i just wanna be (wanna be)
close to you you make me feel so alive

Aretha Franklin - (You Make Me Feel Like) A Natural Woman

Ou como esta.

Prince - Nothing Compares 2 U

Adorava saber cantar, adorava. Amava ter uma voz estrondosa daquelas que só as mulheres negras têm. Talvez a desta: Rosie Gaines.

Constatação do dia # 11

99, 8% dos homens não percebem os subentendidos das mulheres. Não se ralem, meninas, é um esforço em vão.

Frase do dia

Os homens e as mulheres têm timings diferentes. Quando eles acordam nós já perdemos a pica toda.

Já aqui contei que só tenho vizinhos homens. A MC costuma dizer que isto é um castelo, nós somos as princesas, eles os príncipes e só existem para nos defenderem. E é verdade. Acabou de acontecer isso.*
* e meninas não tenho um único vizinho feio, um único. são todos uns gatos, até o da frente que anda na casa dos 60 tem imenso charme.

Às vezes fico surpresa comigo. Hoje consegui estar no messenger, no chat do gmail e ao telefone em simultâneo. Ninguém ficou sem resposta.

Retomemos a futilidade

Tenho que cortar o cabelo. Vou telefonar à minha cabeleireira, quero avaliar pela voz dela se é capaz de o fazer hoje ou fica para outro dia.

Lição a aprender

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vamos lá fazer "pause" em tanta futilidade 3

Vamos lá fazer "pause" em tanta futilidade 2

Vamos lá fazer "pause" em tanta futilidade 1

Outra futilidade:

Dava o meu dedo mindinho por uma tablete de chocolate.
Pormenor: não morro de amores por chocolate.
Conclusão: descompensei.


Amanhã no meu armário estarão umas jardineiras lindas de morrer que vi hoje na Oysho. Já as procurei no site, queria pôr aqui uma fotografia, mas não encontrei. São cinzentas de espinha e têm tudo a ver comigo.

Em breve seguem-se mais futilidades...

Já escrevi dez posts, que apaguei. Era a isto que me referia quando escrevi este post. Sinto-me castrada. Há pessoas que lêem este blogue que não o deviam fazer. Não, não são vocês elas sabem que são.
Ora vamos lá escrever sobre futilidades.

Pergunta número 19

Numa altura que acho que as pessoas não se olham, nem se observam, gostava de perguntar: sabem quais são os maiores sonhos e ambições daqueles com quem vocês partilham a vida? Não vale responder: serem felizes, porque isso todos queremos e é demasiado óbvio. Sonhos objectivos.*
* Isto vem a propósito duma pergunta que fizeram a uma amiga. O marido perguntou-lhe isso e eu comovi-me. É algo tão simples mas com que muito pouca gente se preocupa.

Se fosse assim...

... e olha que odeio andar de avião.

Quando recebemos mensagens destas:" (...)estás perto, é uma coisa um pouco estranha esta. Imagina q a primeira página q abri na net foi o teu blogue (...)". Percebemos o quanto gostamos de ter um blogue. Isto funciona como uma terapia para mim.

Adoro as manhãs de nevoeiro na minha terra. Simplesmente adoro.

Numa noite de insónia, nada melhor (?) que limpar a caixa de email.

QUERO DORMIR...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um dos (poucos) blogues masculinos que consigo ler: aqui.

"QUANDO amamos alguém, também amamos a pessoa na qual nos tornamos ao lado de quem amamos. Gostamos daqueles em quem nos revemos, mas também de quem nos estimula, nos desafia, nos ensina a olhar para o mundo de outra maneira. E depois, porque isso nos faz ficar mais atentos, mais lúcidos, mais qualquer coisa, gostamos de gostar daquela pessoa, sentimo-nos maiores e melhores do que pensávamos ser e é assim que se criam aqueles laços que fazem nós e que mais tarde acabam por se revelar difíceis de desfazer. Não há afecto sem apego, da mesma maneira que não há voo sem queda, nem luz sem sombra. O apego é um pau de dois bicos, tanto nos pode forrar a alma a papel de seda como dar-nos cabo dos dias se aqueles que amamos se afastam de nós.

NUMA ENTREVISTA antiga feita a Agustina Bessa Luís, ela citava o que o avô lhe ensinara: «Apoia-te sempre, nunca te agarres». Aprender a encontrar o equilíbrio entre o afecto e o apego é uma tarefa árdua e perpétua, porque queremos sempre agarrar aqueles que amamos, da mesma forma que os nossos filhos adormecem agarrados a nós ou deixamos que o cão se deite aos pés da cama. O apego é um vírus inteligente e poderoso que cresce e se multiplica de forma descontrolada, que entra em mutação para sobreviver, que se mascara de dedicação e de amizade, que raramente morre embora se possa neutralizar, correndo nas nossas veias sem cor nem forma, sempre em busca de uma circunstância favorável à materialização. E essa circunstância pode ser um olhar, um sorriso afável de alguém que nos chamou a atenção, que nos agradou e que de um momento para o outro queremos tornar próximo. São momentos de prazer difíceis de descrever quando olhamos para alguém e sentimos o sabor doce e morno do apego. Passar do apego à dependência é passar uma linha muito ténue, tão suave como a que separa a generosidade da estupidez. É preciso treinar o espírito e o coração para que o nosso afecto não se torne um peso tantas vezes insustentável para aqueles que amamos.

O problema é que precisamos dos outros para nos vermos. Sem aqueles que amamos por perto, tornamo-nos invisíveis. O amor leva-nos sempre a qualquer lado e situa-nos. Enquanto crianças procuramos instintivamente o amor e resistimos à indiferença com grande heroísmo. Depois, vivemos os primeiros amores da adolescência com todo o fervor e sem medos. A vida vai deixando as suas marcas, com umas aprendemos a amar melhor, com outras transformamos os nossos erros em hábitos.

E O APEGO cresce como uma erva daninha, quanto mais tempo passa, mais difícil se torna vermo-nos sem aquela pessoa ao nosso lado, não apenas porque a amamos e já criámos laços cheios de nós, mas porque o que somos hoje é já resultado do que vivemos, aprendemos e sentimos juntos.

MRP - Sol

Pergunta número 18

Meninas:

Digam-me cá uma coisa, o que é que acham de oferecer flores a um homem? Eu já ofereci a dois e as reacções foram semelhantes, primeiro ficaram sem jeito depois adoraram.

Lembrete # 6

Tenho pessoas no meu messenger que não entendo como foram lá parar, nem porque é que lá continuam. Nunca falam e eu também não tenho nada para lhes dizer. Não me posso esquecer de "limpar" aquilo.

O que um sorriso bonito pela manhã, nos pode fazer pelo dia...
Digo eu, que ainda nem hora do almoço é...

Porque agora às oito da noite já é escuro, porque começaram as aulas e a MC precisa de mim ao fim da tarde, as minhas corridas voltam a ser as 6h30 da manhã. Arre lá para isto, mas tenho que aproveitar porque vindo a chuva acabaram as corridas até à próxima Primavera.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Estou a comer uvas como se não houvesse amanhã. Ainda me vai dar a macacoa.

Quando já dizemos coisas que não sentimos e deixamos por dizer aquilo que realmente sentimos, já não faz sentido. Quando medimos palavras, acabou.

Vai PORAQUI. Não quero ter tempo para pensar.

Ei!

A vida prega-nos rasteiras, coloca-nos em situações que por vezes ali naquele momento não temos coragem para viver. E depois pensamos que se calhar o deviamos ter feito. Mas atirar-me sem rede por baixo, não faz parte da minha forma de ser e de estar. Sou fraca? Sim, sou. É uma defesa que adquiri ao longo da vida e que já me poupou de muito sofrimento. Lutei para ser mais calculista e agora que o sou não me arrependo.
Depois queremos viver mais à frente aquilo que deixamos por viver lá atrás. Mas já não é a mesma coisa. Falta a espontaneidade.

Ney Matogrosso - Exagerado

Agora mesmo ao telefone, uma amiga: Ai Rita, tu és tão exageradaaaaa...

(tenho que concordar com ela)

Lembram-se que na última semana de Agosto andei muito triste? Pois, o resultado foi que emagreci 2 kgs. Esquecia-me de comer ou não tinha fome e perdi-os. A avaliar pelo que comi ontem o dia todo, já os recuperei. Esta semana, sopas e fruta, só.

Ai que a puta da vida não me está a correr de feição (adoro esta palavra). Estou irritada...

E o dia começou assim...
De volta aos cadernos, às merendas, aos uniformes, aos trabalhos de casa, à luta para a levantar da cama.
É o último ano dela naquele Colégio e já me apetece chorar. Porra a minha filha (já) anda na 4ª classe. Estou velha...

domingo, 12 de setembro de 2010

Mais uns Ais

Ai que a puta da vida (re)começa amanhã às sete. Ai que as férias acabaram. Ai que amanhã vai estar um calor desgraçado e eu tenho que ir para a Baixa. Ai que o cabrão do despertador vai recomeçar a trabalhar depois de ter estado 1 mês caladinho. Ai que a minha vida amanhã pode mudar e eu estou com medo. Ai que merda que tenho que me deitar mais cedo hoje. Ai que eu estou doida. Eu sei.

Ai que eu ontem dancei até às cinco e meia da manhã. Ai que eu tenho tanto sono que não mal consigo abrir os olhos. Ai que eu já não tenho idade para isto.

"A voz humana é o instrumento mais rico que há."

Antônio Carlos Jobim

(eu que o diga)

A encapar livros e a marcar material. Que Domingo! Deus me livre!

Tenho saudades do que não vivi. Será possível?

sábado, 11 de setembro de 2010

Hoje vou dançar até cair para o lado de cansaço.

Já não há solidariedade feminina...

Cenário:
Eu a pintar as unhas compenetradissíma, toca o telefone, era a minha amiga B. A custo consigo atender. Baralho-me toda com o verniz, com unhas pintadas outras por pintar mas, lá consigo atender. Digo:
- Estou a pintar as unhas, já te ligo!
- Marcaste o restaurante? Para que horas?
- ... já te ligo estou a pintar as unhas e isto vai ficar uma merda!
- Nem imaginas o P. disse logo que não vinha...
- Oh pá, ainda não percebeste que estou a pintar as unhas ????? (isto já aos berros)
- Ele vai lá ter. Mas nem sei se vai, já sabes como é...
- Olha vou desligar. Até logo. Ligo quando secarem!

Arre lá para isto, senão posso contar com a solidariedade das minhas amigas, vou contar com a de quem?


Soneto do Orfeu

São demais os perigos dessa vida
Para quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua surge de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar, que atua desvairado
Vem unir-se uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher
Uma mulher que é feita de música,
Luar e sentimento, e que a vida
Não quer, de tão perfeita
Uma mulher que é como a própria lua:Tão linda que só espalha sofrimento,Tão cheia de pudor que vive nua.

Vinícius de Moraes

E por falar em saudade onde anda você
Onde andam seus olhos que a gente não vê
Onde anda esse corpo
Que me deixou louco de tanto prazer
E por falar em beleza onde anda a canção
Que se ouvia na noite dos bares de então
Onde a gente ficava,onde a gente se amava
Em total solidão
Hoje eu saio da noite vazia
Numa boemia sem razão de ser
Na rotina dos bares,que apesar dos pesares
Me trazem você
E por falar em paixão, em razão de viver
Você bem que podia me aparecer
Nesses mesmos lugares, na noite, nos bares
Onde anda você.

Vinícius de Moraes

Meninas:
Falo do calcário da água (canalizada) do Algarve. Quanto à água do mar, os efeitos são os mesmos que cá no Porto.

Prince - I Would Die 4 U

A minha (re)descoberta nas férias. Já nem me lembrava do que gostava deste homem.

Nunca entendi muito bem a rivalidade entre ele e o Michael Jackson, o Prince mete-o no chinelo em tudo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A água do Algarve desgasta-me, tirou-me o brilho do cabelo, da pele. Se me vissem agora assustavam-se. Estou coberta de máscaras para ver se salvo isto. Hoje vou dormir besuntada em cremes.

Acabei de ser pedida em casamento. Não há duas, sem três. Mas, a verdade é que continuo solteira.

Cheguei

Confesso, já estava a ressacar disto.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Chegou a hora, vou de férias. Dia 11 volto.

Acabei de receber esta mensagem no meu telemóvel: é mais fácil viver com uma amiga como tu.

(Gostei, a sério)