terça-feira, 30 de setembro de 2014

lá fui eu


na minha hora do almoço. dei um mergulho, fiquei esticada na toalha imóvel a absorver o máximo de energia solar :-)
aqui estou eu cheia de sal, com o cabelo num desalinho, mas revigorada. fica verão.



Sou sua noite, sou seu quarto
Se você quiser dormir
Eu me despeço
Eu em pedaços
Como um silêncio ao contrário
Enquanto espero
Escrevo uns versos
Depois rasgo
Sou seu fado, sou seu bardo
Se você quiser ouvir
O seu eunuco, o seu soprano
Um seu arauto
Eu sou o sol da sua noite em claro,
Um rádio
Eu sou pelo avesso sua pele
O seu casaco
Se você vai sair
O seu asfalto
Se você vai sair
Eu chovo
Sobre o seu cabelo pelo seu itinerário
Sou eu o seu paradeiro
Em uns versos que eu escrevo
Depois rasgo

Memórias, Crônicas & Declarações de Amor


chegou o último dia de setembro


e com ele a sombra do fim do verão. dos meus mergulhos. da minha pele dourada. das minhas fugas para a praia. dos meus pés descalços na areia. do sal agarrado ao corpo, mas sobretudo à alma. das minhas horas deitada a olhar para o céu ou para o mar. está a chegar ao fim, e eu tento prolongá-lo todos os dias, todos os minutos, todos os segundos. tento guardá-lo dentro de mim: olho para as fotografias que tirámos, dou mergulhos como se fossem o último { só no sábado tomei 10 banhos de mar}, besunto-me em cremes para que este tom dourado não me largue, tento - todos os dias - ir à minha praia e para já tenho conseguido.
se o guardar dentro de mim, talvez tolere os próximos 9 meses. vem outubro, espero-te de braços abertos: trazes tantas mudanças, mas por favor não tragas chuva, nem mau tempo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

outra:

« Deus me livre confiar em alguém que não larga o celular qdo tá comigo mas qdo mando mensagem demora horas pra responder».

Gina Indelicada daqui

adoro

« Quem realmente importa é quem você sente falta as 3 da tarde quando vc tá ocupado, não as 3 da madrugada quando você tá carente.».

Gina Indelicada, daqui


ahahahahahahahahahahahahah


os amigos da mc andam a fazer uma vaquinha para recolher dinheiro e oferecerem-lhe uma camisola do neymar. Diz ela ontem:

- Ai vou descobrir o perfume que ele usa, encharcá-la nele e dormir com ela...

Deus meu, espero que ninguém do Instituto de Odivelas leia este blogue, é que pretendo mandá-la para lá com urgênciaaaaaaaaaaaaaa

{ private post }


Ele: Ai Rita, adoro ver-te a entrar no mar...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Nina Simone - Sinnerman



"Não te apaixones por uma mulher que lê, por uma mulher que tem sentimentos, por uma mulher que escreve... Não te apaixones por uma mulher culta, maga, delirante, louca. Não te apaixones por uma mulher que pensa, que sabe o que sabe e também sabe voar, uma mulher confiante em si mesma.

Não te apaixones por uma mulher que ri ou chora quando faz amor, que sabe transformar a carne em espírito; e muito menos te apaixones por uma mulher que ama poesia (estas são as mais perigosas), ou que fica meia hora contemplando uma pintura e não é capaz de viver sem música .

Não te apaixones por uma mulher que está interessada em política, que é rebelde e sente um enorme horror pelas injustiças. Não te apaixones por uma mulher que não gosta de assistir televisão. Nem de uma mulher que é bonita, mas, que não se importa com as características de seu rosto e de seu corpo.

Não te apaixones por uma mulher intensa, brincalhona, lúcida e irreverente. Não queiras te apaixonar por uma mulher assim. Porque quando te apaixonares por uma mulher como esta, se ela vai ficar contigo ou não, se ela te ama ou não, de uma mulher assim, jamais conseguirás ficar livre
..."

Martha Rivera Garrido

terça-feira, 23 de setembro de 2014

coisas de mulher :-)


sair de casa de sabrinas: ando cansada.
chegar ao elevador e lembrar-me que tenho uma reunião com duas mulheres bonitas e mais altas do que eu. voltar para trás e decidir ir de tacões :-)

do dia de ontem


a minha entrega descrita nas tuas palavras.
é bom quando nos despertam o desejo, é. claro que é. mas quando a outra pessoa consegue descrever o que NÓS sentimos em palavras. e atenção: em palavras escritas, é do outro mundo. eu que valorizo tanto o escrito, porque posso voltar atrás, posso reler, posso reviver tudo aquilo só por olhar para algumas letrinhas encaixadas umas nas outras.
felizes os que têm quem lhes escreva. eu - agora! - sinto-me feliz. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

para ti, mafalda:

 

ahahahahahahahahahah obrigada.

detesto quando a minha intuição falha


mas tenho que admitir que falha pouco. hoje, outra vez, tau... acertou. e foi bom, muito bom.

anda uma pessoa a criar uma filha para isto

 
a MC está completamente apaixonada por este jogador de futebol, de sua graça: Neymar. Coitadinhos dos meus netos :-)


bom dia


domingo, 21 de setembro de 2014

sou das que fica até ao fim


estou a caminho da praia. está um dia do outro mundo. nunca sei qual será o último.

sábado, 20 de setembro de 2014

hoje


acordei às sete e meia, fui ao meu spot e fiquei deslumbrada com o que vi: um arco-íris gigante, em cima do mar da minha praia. Parei o carro e fiquei boquiaberta a ver aquilo, saí para o meio da rua e ali fiquei. chovia, mas não me importei. reparei que todas as pessoas que passeavam na marginal paravam e ficavam como eu: imóveis e com um sorriso na cara. os carros paravam, as pessoas saiam e ali ficámos completamente fascinados.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014


o que eu gosto disto


ainda não eram oito da manhã e eu já tinha tomado um banho, me besuntado com cremes. arranjado o cabelo {não sei bem para quê! esta chuva lixa-o todo}. já tinha tomado o meu pequeno almoço: uma caneca de café e um pão de sementes com manteiga. já tinha saído de casa para ir ao MB levantar dinheiro para o almoço da MC. já tinha voltado a casa. já tinha ido a casa de uns amigos levar a minha filha para a levarem à escola. já tinha ido ver o mar. depois voltei a casa para trabalhar um bocadinho. o que eu gosto destes dias que começam às seis e meia. adoro.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MC

 

ontem quando deixei a minha filha no liceu, observei-a de longe e pensei: é tão bonita a minha boneca! Com 13 anos, mas boneca.

vou ali babar e já volto.

pára tudo, a neura passou


fui à hora do almoço fazer uma massagem, que uma amiga da mc me ofereceu. enquanto me fazia a massagem diz a Rosarinho - a massagista:

- Oh Rita, a Rita está ótima para 31 anos...

- Ahahahahahahahahahahah oh Rosarinho, eu não tenho 31 anos... eu TENHO QUARENTA E UM ANOS...

pronto, pode continuar a chover :-) :-) :-)

eu ainda


tenho as pernas desta cor. mas de que me vale? chove a potes. estou com uma neura, acho que por isso é que ainda não parei de falar do tempo.

estes primeiros dias

 
de botas cansam-me. cansam-me os pés: fico cheia de dores, as pernas, mas sobretudo a alma. abate-se uma tristeza sobre mim: saudades das minhas havaianas.

pois. nada a fazer: acabou

 

hoje quando acordei, senti um frio desgraçado. agora só daqui a 9 meses. estou triste. detesto esta merda deste tempo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

foi um fim de semana tão bom

 

mas tão bom :-)

sinto



« antipatia de futilidade, de banho-maria, de sinal amarelo, de gente que fica em cima do muro, de quem pede um cachorro-quente e fala pro vendedor: " sem cebola, só o caldinho" - aff. Gosto é de intensidade, de gente sem frescura, que sabe o que quer, de quem gosta de pimenta e mastiga cebola. Que se joga, que sabe viver!»

 Cinara Jabour

acho que já nem em odivelas a querem :-)


ontem à porta do liceu:

Eu: Oh MC, o que é isso que tens nos olhos? As tuas pestanas não são dessa cor. Tu puseste rímel, MC?!?!

Ela: Sim, já pus de manhã. Um da Clinique que estava lá na bancada da casa de banho.

Eu: ????????

oh pá, isto aos 13. aos 20 vai fazer o quê? andar mascarada? não aguento. está proibida de mexer no que quer que seja.

terça-feira, 16 de setembro de 2014


do meu setembro


praia grande | porto covo | agosto


sol. mergulhos, não tantos como gostaria. sorrisos. lágrimas. gargalhadas. percebes. cervejas. 25 anos. corpos dourados. moreno. mar. esplanada. muito trabalho. muitas dúvidas. algumas certezas que teimaram em chegar, mas chegaram. surpresas planeadas e não concretizadas. surpresas. mais um bebé. ecografias. vinho tinto. risotto de legumes. risotto de peixe. lulas grelhadas. sms. muitos sorrisos a olhar para o telemóvel. muitas lágrimas também. um novo ciclo a chegar. desafios. esperas. avanços. crianças. cabelos loiros. tatuagens. zara home. projectos. caminhadas. sono. muito sono. cansaço. voltar a acordar às seis e meia. beijos, muitos beijos. fugas. areia. noites quentes. noites com chuva. a luz de setembro, mas não igual à dos outros anos. peixe, muito peixe. vinho branco. mais cafés por dia. ipod. boias. amarelo. bandeiras. proximidade sem ninguém perceber. música. dançar na praia. radiante. post-it. sensualidade. corpos. você tira-me completamente do sério. vou fechar isto. gosto quando mergulhas no mar. rochas. curitas. mala primeiros socorros. bilhete.  química. intensidade. spot. dois spot. energia. aulas. cadernos. livros. areia. parede. não digo mais nada, tu sabes onde estou. sapateira recheada. tostas. chinelos. vestidos. areia agarrada ao corpo e à alma. festas. violetta. jantares. massa. as diferenças e as semelhanças. o calor. os dias mais pequenos. a vida. a maravilha da vida. a puta da vida. as assinaturas. a casa. a rua. os cabelos. a pele muito morena. a raça de cigana.
 
{em atualização: o mês ainda não acabou}


gosto tanto de ti, miúda.

das tais palavras que tanto valorizo:


Eu: Mas isso é o quê? Uma promessa?

Ele: Não, isto não é uma promessa. Isto é um desejo que vou fazer tudo para que se concretize. *

* o que eu adoro homens que não prometem nada; o que eu adoro homens que vão lá e fazem. tão simples. tu és assim. não prometes: fazes.

dos momentos que fazem {toda} a diferença:


quando já nos despedimos e tu voltas para trás e dizes: - só mais um beijo. um só! voltas com aquele ar de quem vem roubar algo muito valioso. e depois acrescentas: um só não chega, quero mais!
 
e são coisas assim tão simples, que fazes com a maior naturalidade e vontade do mundo que te tornam diferente aos meus olhos. a simplicidade e genuidade dos teus gestos comovem-me e encantam-me.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

das palavras: das escritas, não das faladas


adoro palavras, não há um dia que estas não me persigam: pelo que leio, pelo que escrevo. mas, quando me escrevem, estas tocam-me a alma. não as de qualquer pessoa, mas as das minhas pessoas: aquelas que guardo no meu coração, que acolho na minha alma. as palavras sentidas {por mim e por quem as escreve} arrepiam-me as veias da alma, arrepiam-me a espinha, provocam-me pele de galinha. quem me conhece - bem -, sabe da importância disso e tem cuidado com o que me escrevem e a forma como escrevem. as palavras cheias embriagam-me o corpo e a mente. hoje foi dia de receber palavras sinceras, cheias de significado, cheias de sentimento, poderosas MESMO. vi-me espelhada nelas e chorei. chorei de emoção e senti uma imensa felicidade por ter alguém como tu na minha vida. não presente, mas nunca ausente e isso é o que importa. não aqui, ao meu lado, mas à distância de um texto tão simples e tão verdadeiro. não aqui: neste continente, mas num lugar quente a muitos kms de distância e mesmo assim tão perto. hoje estiveste comigo: aqui ao meu lado, naquelas palavras. eu também gosto muito de ti, muito mesmo.

não vou adiar mais, vai ser hoje

sinto-me muito cansada e é normal: só tive 15 dias de férias, tão cedo não vou ter mais. o verão não foi nada, passou num repente, aliás nem houve verão. eu sem sol não sou nada, não sou ninguém. estou a precisar de um up ao meu cérebro e ao meu corpo

{ private post }

 

:-)

do tudo o que pedi e veio.

estou feita



a mc só fala em ter um cão. eu só quero este, ela só quer uns que se assemelham mais a ratos que outra coisa. está bonito isto, está...
ela é menina para me aparecer com um em casa. não fosse ela minha filha...

domingo, 14 de setembro de 2014

Se soubesses cantar, acho que era que me cantarias :-)




Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel
Uma mulher, uma beleza que me aconteceu
Esfregando a pele de ouro marrom do seu corpo contra o meu
Me falou que o mal é bom e o bem cruel
Enquanto os pelos dessa deusa tremem ao vento ateu
Ela me conta sem certeza tudo o que viveu
Que gostava de política em mil novecentos e sessenta e seis
E hoje dança no Frenetic Dancin' Days
Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair
Com alguns homens foi feliz com outros foi mulher
Que tem muito ódio no coração, que tem dado muito amor
E espalhado muito prazer e muita dor
Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar
Ela vai ser o que quis inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz, vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que o leão
As garras da felina me marcaram o coração
Mas as besteiras de menina que ela disse não
E eu corri pra o violão num lamento e a manhã nasceu azul
Como é bom poder tocar um instrumento

há pouco enquanto escrevia o último post pensava:


será que aquele mergulho de há pouco foi o último deste verão? olhem, desliguei o pc e fui a correr para a praia.

dizem que 3ª feira começa um temporal, dizem...

eu ainda ando por aqui


não abandonei o blogue. mas, tem sido um mês muito intenso {e ainda só vai a meio}. um mês cheio de contradições, cheio de opostos, de muitos estados de espírito. um mês de recomeços como é sempre neste mês, mas com previsão de fecho de muitos ciclos para breve. dou de mim, em tudo, mas sinto-me esgotada. eu sei que a força está aqui, só que há dias que faço maratonas - dentro de mim - para a encontrar. a minha relação com a escrita sempre foi muito estranha: não consigo inventar, não consigo fingir e quando vivo tanta coisa ao mesmo tempo fico com pouca vontade de escrever e até tenho dificuldade em alinhar ideias. sou assim nada a fazer, mas conto voltar aqui - regularmente - em breve.

sábado, 6 de setembro de 2014

Tocando em frente



Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

É tudo o que eu peço:


Fotografia: Porto Covo | Praia Grande

Eu pedi forças
e Deus deu-me dificuldades
para me fazer forte.

Eu pedi sabedoria
e Deus deu-me problemas
para resolver.

Eu pedi prosperidade
e Deus deu-me o cérebro
e músculos para trabalhar.

Eu pedi coragem
e Deus deu-me pessoas
com problemas para ajudar.

Eu pedi favores
e Deus deu-me todas
as oportunidades.

Eu não recebi nada
do que pedi
mas recebi tudo
o que precisava.

Oração publicada por Laurinda Alves

terça-feira, 2 de setembro de 2014