sexta-feira, 30 de março de 2012

Enquanto tenho a pessoa que mais amo no mundo a chorar ao meu colo, relembro que aquelas lágrimas devem-se a um engano que cometi no passado. E isso dilacera-me.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Sonho

Sonho

Sonho

Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Às minhas amigas:

Eu chego a todas, prometo! Eu apago todos os fogos. Mas, por favor, uma de cada vez :) , está bem?

terça-feira, 27 de março de 2012


E fiquei inquieta com o que há pouco li no blogue de uma pessoa de quem gosto. Fiquei inquieta, porque as nossas histórias são tão parecidas que chega a assustar. Só que o almor dela voltou e eu não corro esse risco. Ela está inquieta, eu fecho os olhos e fico inquieta com ela. Porque eu sei o que ela está a sentir.


Estas mudanças no blogger, são uma coisa que está a deixar-me com os nervos à flor da pele. Oh pá, sou um bocado avessa a estas modernices, mas desta vez nem é isso, é aquela mania que têm de mexer no que funciona tão bem. Do género, só para dizer que fizeram alguma coisa. Irrita-me, pronto!


segunda-feira, 26 de março de 2012


Acabei de chegar de uma reunião de pais da escola da MC. Há alguém ligado ao Ministério da Educação que leia este humilde blogue, que faça o obséquio de explicar-me os mega agrupamentos? Assim, trocado por miúdos, para uma cabeça muito cansada. Comecei a ler o Decreto-Lei nº 75/2008, digo-vos aquilo é coisa para me por a dormir em menos de 2 minutos. No entanto, vou tentar.
Uma mãe ou um pai que tenha um filho, inserido nessa coisa com um nome tão pomposo. Alguém que queira esclarecer esta pobre mãe, que neste momento não consegue somar 2+2, quanto mais...

Hoje começo uma cura à base de magnésio. Há muito que não me sinto tão cansada, tão estourada, tão sem forças.

sábado, 24 de março de 2012

Um Sábado com a MC

Almoço de solidariedade; cabeleireiro e cinema. As verdadeiras dondocas. :)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Ao fim de 4000 posts, pergunto-me: o que é que terei tanto para escrever? Deumalibre!


Pergunta número 68

Alguém sabe se amanhã dá para ir para a praia? É que preciso de saber se marco depilação ou se fico mais uns dias com as pernas do Vitor Baía.

O clonix merecia que escrevesse umas palavrinhas sobre a noite fantástica que me deu, mas estou com pressa.

Mesmo tendo acordado com uma puta de um abcesso, vou ter que o aguentar até logo às seis da tarde. Hora em que o sôdoutô vai ver-me o dente e dizer: isso agora só com antibiótico!

E eu com tanta coisa para fazer e já imaginar a frase do dia [todo]: que é que te aconteceu?

quinta-feira, 22 de março de 2012

Coisas de mãe

Mesmo com umas dores de dentes do outro mundo, daquelas que fazem chorar, tenho forças para aconchegar a minha filha na cama.


Em pequenos nadas.

Descobri um egoísmo gritante numa amiga minha. Primeiro não o quis ver, entrei em negação. Mas, comecei a reparar em pequenos nadas, coisas que comentava; depois apercebi-me que tinha esse comportamento com algumas pessoas que lhe são próximas e depois vi-o comigo. Afastei-me por uns dias, até para tentar perceber.
A vida amadureceu-me e endureceu-me. A vida fez com que já não dê tanta importância a determinados gestos. O egoísmo dela fez mossa, não vou negar. Na medida em que não o sou, nem nunca o seria com ela. Mas, quando vejo que estou num aperto, olho para o lado e só a vejo a pensar nela, faz-me considerar que a vida, a ela, ainda não ensinou o que ela tem que aprender. E aqui é que eu percebo a sua imaturidade.
O período da mossa e da tristeza passou. A atitude dela não me fez deixar de ser sua amiga, a atitude dela , fez com que eu não esqueça de ligar a todas as outras amigas. Mas, a uma em especial: a que está numa encruzilhada da vida e que eu tenho obrigação de ajudar e vou fazê-lo.
A vida ensinou-me que o que os outros fazem de mal, podes transformar em bem e pode ser um sinal para não te tornares em pessoas como eles. Eu nunca vou querer ser egoísta, e quando o fôr, por favor acordem-me com dois pares de estalos.


Já não sei se é só impressão...

Achava que o que fazias e o que via nos teus actos era impressão minha. Depois confirmei que a tal atracção física que eu sentia estava adormecida, mas que no dia em que te vi e não te reconheci, voltou tudo igualzinho.
Ontem ficaste doente. E quem é que decidiste chamar? Oh pá, assim não dá. Vamos voltar ao ponto de há um ano e meio, em que decidi afastar-me?

Expliquem-me cá uma coisinha: já vão fazer greve, outra vez? Ainda não entenderam, pois não?

 Mas não me apetece, voltar a falar.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Adoro pessoas que quando se riem, a gargalhada vem mesmo lá de dentro: da alma. Adoro!

Há sapos que vão ser sempre sapos. Podes fazer o que quiseres, por-lhe a roupa mais cara, o melhor perfume, hão-de ser sempre sapos. São sapos na alma. E de alma, eu quero é príncipes.

terça-feira, 20 de março de 2012

Das coisas mais enternecedoras que me aconteceram desde que tenho o blogue: receber um email de um leitor com 70 anos. Adorei.


"De todos os tipos de pessoas que conheci e passaram pela minha vida, eu sempre gostei mais daquelas que sabem nos tocar sem nem precisar encostar um dedo. Das que entram inteiras quando a gente já se acostumou com metades".

Camila Costa

A MC está num Torneio inter-turmas lá na Escola. Vai fazendo o relato via sms, toda contente! Falta ganhar um jogo para chegar à final. Vamos lá todas torcer por ela: 5º B! 5ºB! 5ºB!
Como acabei de escrever: És a maior, MC!

A minha consciência

Não permitiu que expusesse a minha intimidade com a minha filha. Não conseguiria. Eu sei que o facto de ser uma mãe sozinha pode inspirar muitas outras. Aliás, recebo muitos emails nesse sentido. Sinto-me feliz por isso. Ser fonte de inspiração para uma só pessoa, já seria um grande motivo para ter o blogue, mas sei que sou para muitas mais. Mas isso esgota-se aqui, no blogue. Exposição mediática, não. Não conseguiria. Só o faria (e pus a hipótese de o fazer pelas outras mães) se isso só me envolvesse a mim. Agora a MC, não. A minha filha nunca me pediu para ter um blogue e para ser filha de uma mãe solteira.

Adenda ao último post:

Parece-me, evidente que a minha filha não lê o meu blogue.

MC # 59

Há coisas das quais não posso proteger-te. Desculpa, minha filha. Tenho medo do que estão a fazer-te. Não to mostro, sorrio o tempo todo. Sorrio, quando a minha vontade é chorar [como fiz hoje sozinha], sorrio porque não quero que percebas a importância que tudo isto tem. Porque és pequenina e porque a maldade, já a própria vida ta vai mostrar. Não deveria ser assim. Eu não posso viver isto por ti, se não, viveria. Acredita, que viveria e a ti deixar-te-ia a correr pelos jardins, com as tuas amigas, a dançar. A viver a infância que não te volta mais. Isto não é forma de crescer, eu sei. Mas também sei que és de fibra e que há um lado positivo que vais conseguir arrancar [a ferros] de tudo isto. Faz-te à vida, filha. Devora-a com essa sinceridade, com essa alegria, com essa energia, com essa generosidade. Come-a toda, ela espera-te. Não deixes que isto te endureça, não deixes, minha filha. Eu vou estar aqui para ajudar-te na única coisa que posso fazer no meio de tudo isto: reforçar-te a auto-confiança.

Estes vestidos assimétricos que tanto estão na moda, ficam-me tão mal. Não me convencem, mesmo! Definitivamente. Fui devolver tudo.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Para mim, um dos melhores anúncios publicitários de sempre

Private post



"E entre tudo que ele poderia ser pra mim, ele escolheu ser saudade"

Caio Fernando Abreu
 

Frase do dia de ontem


Amiga: Fazer o correcto é castrador!

Como eu gostava de escrever assim

"O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama, não é ela que nos acompanha – é o nosso amor, o amor que se lhe tem. Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir. A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a Vida inteira, o amor não. Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.”

Miguel Esteves Cardoso in Expresso

Obrigada, mãe

Pelo excelente Pai que [também] foi. Sempre aqui, como deve[ria] ser. Sem nos abandonar à nossa própria sorte, como tantos fazem. Obrigada por isso.

O que consigo pensar sobre este dia:

"Há pais que morrem em vida, devagarinho. Serão, entre todos, os mais dolorosamente ausentes. Acompanham a vida dos filhos, desde sempre. Mas desconhecem-nos. Demitem-se de lhes ler o coração ou de se colocar, por instantes que seja, no lugar deles. Imaginam valer pelos bens que transmitem e nunca pelos sonhos que conquistam (esquecendo que os pais mostram um caminho sempre que o percorrem, nunca se o indicam). Mas morrem um bocadinho se não abraçam. Morrem quando não brincam. Morrem sempre que decepcionam. E são tantas as decepções que os seus gestos acumulam que, quando morrem de facto, os filhos atestam um óbito (mais que desmoronam num choque). E, ao morrerem, deixam a pior de todas as saudades: a saudade pelo que não se viveu. Não são pais pelos gestos que dão mas por tudo o que os filhos desejavam que dessem."
Eduardo Sá [ retirado daqui]

domingo, 18 de março de 2012