quinta-feira, 30 de junho de 2011

A minha heroína: a minha filha

A sua maturidade, a responsabilidade, a bondade, a amizade que tem a quem a rodeia, o pêlo na venta, a coragem que está a aprender a ter (custou, mas aos poucos chega lá), fazem-me dizer: quando for grande, quero ser como ela!

Nostalgia

Hoje lá saiu ela para o seu último dia de aulas, apanhou boleia com o pai de uma amiga e foi sozinha já que a casa da M. é ao lado da nossa. Fiquei com o coração pequeno, por ser o último dia que vai para aquele Colégio, onde foi tão feliz e por ser suficientemente crescida para andar sozinha na rua.

Só por isto já tinha valido a pena ter o blogue

"Olá Rita bom dia
Sigo o seu blogue religiosamente (e silenciosamente) há mais de um ano e a verdade é que mudou a minha vida. Descobri o blogue da Joana, Sorrisos sem Cor e através dela o projecto "Coração na Guiné"(...)".


Só por isto já teria valido a pena ter o blogue, mas o que me trouxe e traz todos os dias é uma imensidão de bons sentimentos, de amizade, de tudo...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O meu blogue ontem foi lido por mais de 2000 pessoas (nunca tal tinha acontecido). Obrigada. Embora acredite que aqui há dedo de alguém... mas, prefiro nem saber!

Ao meu almor

Todos os dias - pelo menos uma vez - vou lá ver se te "vejo"...

E quando entrámos num lugar e estão duas pessoas na amena cavaqueira. Mal chegámos elas ficam num longo silêncio. Unicamente quebrado com conversa de circunstância, porque repararam que eu não ia arredar pé. Ora expliquem-me lá o que é isto?


eu desconfio. mas para cabra, cabra e meia.

Ontem estive para dizer a uma rapariguinha isto:

Se calhar não é muito boa ideia vestir uma t´shirt amarela, no dia que se vai ao IKEA. Estive mesmo para dizer, mas não disse...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Por isso, não tenho comprado nada

Ontem ouvi uma história incrível. Uma amiga enviou um email - há um ano - a uma pessoa com quem manteve um relacionamento. Há um ano. O toino nunca mais disse nada, o cobarde, nem se despediu. Ontem com a maior cara de pau, enviou-lhe um email em resposta ao email do Verão passado. Digam-me: está tudo louco, não está?


Não é a primeira vez que oiço algo do género, mas a verdade é que eu acho que quando se gosta acaba sempre por se dar um sinal, sempre!

MC # 30

Ontem às 21:30.


- Oh mãe, o que é o nasdaq? (...) e fecharem os mercados, o que é quer dizer? Para que servem as acções?


Tentei explicar, não percebeu nada...


- Ai filha, liga ao tio. A mãe a esta hora já não dá uma para a caixa!


Hoje estava aqui a pensar: 10 anos, nasdaq, mercados, acções... A miúda não está bem com toda a certeza!

Hoje, vou aproveitar o facto da minha filha só chegar a casa às nove da noite, para trabalhar muito, pôr o máximo de coisas em dia, porque digo-vos que o que menos me apetece é passar outro fim-de-semana a dar no duro. Vou fazer um non-stop das oito e meia às nove da noite. Conto parar 15 minutos para almoçar. Ontem à noite, apercebi-me que não fumo um cigarro desde 5ª feira, devido a este ritmo alucinante a que ando.

A Rita, que aqui escreve no blogue, não é um personagem. O que conto aqui é tudo verdade, com mais exagero ou menos, é tudo real.

Por vezes quando releio o que para aqui escrevo, penso: quem me lê não deve perceber metade do que aqui "falo". Há dias que escrevo sobre os assuntos mais díspares do mundo e como não sabem do que falo, ficam com toda a certeza, baralhadas. Mas, para mim só faz sentido ter um blogue, assim: tal e qual este, nestes moldes. Isto é o meu diário e quando volto por exemplo a um post escrito há um ano atrás, relembro e revivo muita coisa e vejo como tudo hoje é tão diferente.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Constatação de fim de dia

Hoje ninguém comentou o meu blogue. Começa a ser entediante, se calhar até eu me cansei dele, (já!) não escrevo aqui nada de jeito*. O que vale é que amanhã é outro dia.




* alguma vez escrevi?

De tudo ao meu ALMOR serei atento antes

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu ALMOR serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ALMORA
Eu possa me dizer do ALMOR (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes

Tentaste

Não te apercebeste foi, que nunca conseguirias. Mas pelos vistos tinhas razão, há quem o venda.

A semana passada peguei num bébe ao colo. Arrepiei-me, emocionei-me, fiquei embevecida. Sim, gostava de voltar a ser mãe e este era o momento, só não tenho com quem.

Vai ser gira assim para o raio que ta parta. Logo hoje, segunda-feira, que me sinto um caco...

O comentário que deu post # 12

domingo, 26 de junho de 2011

Tu e eu

não devia sequer, ser complicado, mas é impossível.

A minha tarde de Domingo

Fechada no escritório a esbaldar-me em kilos de gelatina e lá fora as gargalhadas de muitas crianças.

sábado, 25 de junho de 2011

Constatação do dia de ontem

"Há gente que não precisa de ser feliz".

Só espero que seja sempre assim, todos os dias deixo mais uma sementinha de amizade, cumplicidade, respeito, algum fruto deverá dar. Espero eu.

MARIA BETHANIA & CAETANO VELOSO "ADEUS MEU SANTO AMARO" "MANINHA"



A música que me trouxe a casa, agorinha mesmo...

Pergunta número 51

O que leva uma mulher, vendo que o seu companheiro é um péssimo pai, querer ter filhos com ele? Não entendo...

Do melhor que já tinha visto

Uma noiva com sapatos castanhos, brincos e colares verdes para condizer com a decoração da sala. Muito bom...

Nós merecemos

e eu tenho trabalhado que nem uma mula. A ver vamos se a nortada deixa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um dia hei-de ir eu...








Vamos todos ajudar o grão?

CREU-IL – Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola

Morada:
Rua Oliveira Monteiro 562
4050-440 Porto

Telefone:
22 6061410

Email:
graomail@gmail.com

Grão







O Grão fez um evento para angariação de fundos na empresa onde trabalho e expôs algumas fotografias e testemunhos. Sempre que lá passo, fico fascinada, porque apesar de tudo vejo um sorriso cheio de esperança na cara daquelas crianças.

Grão 2

Angola 2007 - Testemunhos


"Vou tentar falar-te da paixão que é viver aquele mundo e sentir aquelas pessoas. Daquele pôr-do-sol cor-de-laranja (o mais bonito do mundo!), daquela chuva de pingas grossas, tão grossas que nem deixam abrir os olhos tal é a força com que caem na descida do bairro Papelão até ao Paço Episcopal, a correr e a rir, de mão dada com a Manel e o Shirley do Lar de S.José que nos veio acompanhar no regresso a casa, daquela terra batida que se entranha no nariz e nos olhos e não nos deixa respirar nem ver direito tal é a nuvem cor-de-laranja que se levanta em dias de vento ou com a passagem dos carros, daquelas idas à praça em que a côr branca da nossa pele parece emitir luz tal é a quantidade de vezes que berram por nós “Branca!”, “Mundele!”, “Pula!”, “Latona!”, “Mulata!” ou simplesmente... “Moça!”, daquele mundo de contrastes e disparates em que o litro de água potável é mais caro que o litro de gasolina ou gasóleo, em que não há luz de cidade (porque a barragem foi destruída por uma bomba... há tempo suficiente para ser reconstruida mas... continua na mesma!) nem água canalizada, mas onde se asfaltam apressadamente avenidas para a visita do “Camarada Presidente Arquitecto da Paz”.
Tentar falar-te da forma como falam devagar, como cantam e batem palmas nas missas, como festejam, como dançam, como se negoceia na praça, como têm todo o tempo do mundo para “só ficar”, a olhar, a falar, a prestar atenção ao outro, ao que o outro tem para dizer, ao que o outro é, como se não houvesse nada de mais importante para fazer do que o estar ali “aqui e agora”.
Quero voltar e ajudar mais e melhor a erguer a cidade e a vida das pessoas, ambas esburacadas por uma guerra que durou uma eternidade porque deixou as casas, as estradas e sobretudo os corações e os sonhos destruídos, longe de Luanda (300 km e 7h de estradas de terra batida e asfalto chinês) e do que a Angola de alguns se está a transformar. E por isso, agora não se sonha. Aliás quer-se muito pouco ou quase nada. Apenas o que der para petiscar, dançar e ir vivendo, em paz, despreocupadamente... Finalmente! Às vezes, esta falta de ambição, de interesse e de vontade é desesperante para quem integra projectos de desenvolvimento, em que se quer ensinar a pescar, para não ser mais preciso dar de comer, mas às vezes parecem tão pouco interessados em aprender! (Mas, realmente, como posso querer mais se tenho todos os dias de me levantar as 5h30 para ir cartar água? Como, se durante os anos em que os jovens portugueses da minha idade cresceram a ver filmes da Disney e programas da Rua Sésamo eu andava no mato, a fugir, sem os pais ou um adulto que me pudesse proteger, para não ser levado à força para ser menino-soldado? Como, se a maioria das mamãs e dos papás viram os seus filhos a serem levados ou mortos ou obrigaram-nos a fugir para que não fossem levados?) Como diz um kizomba bem angolano: “para onde vão os sonhos?” . "

Mariana Koehler, Voluntária em Uíge (Angola)

Grão

Detesto vir para aqui pedir coisas para o blogue. Acho até que nunca o fiz, mas desta vez vale a pena fazê-lo, porque é uma causa muito nobre. Passo a explicar: tenho uma amiga, a Maria João, que faz parte de um projecto de voluntariado: O grão. Pois, ao fim de muitos meses de angariação de fundos, a Maria João vai para Angola fazer voluntariado para um escola e precisa de material escolar, já arrecadou livros, roupa e milhares de outras coisas que fazem muita falta àquelas crianças. Mas falta o material escolar. Mal, ela me contou história ofereci-me para ajudar a encontrar quem se prontificasse a doar esse mesmo material. Já falta muito pouco para ela seguir em missão. Arrecadar individualmente, parece-me uma missão impossível. Mais agora, que as aulas acabaram. Então lembrei-me, se alguma das minhas bondosas leitoras (e leitores claro) não teria algum contacto priveligiado em alguma empresa que pudesse doar as borrachas, o papel, os esquadros, cadernos, as réguas, etc a estes meninos. Digam lá se estes sorrisos não merecem a nossa ajuda? Eu também já estou a tentar outras vias. Mas, quando somos muitos é tudo muito mais fácil.


Se souberem de alguém (entidade ou pessoa) que possa ajudar a Maria joão nesta (nobre) missão, contacte-me via email para: esteblogueprecisadeumnome@hotmail.com. Desde já agradeço em nome dela. Hoje, aqui no blogue os posts vão ser uma homenagem a este projecto que conheci e me fascinou.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bom São João

Meu querido São João
A ti hoje vamos brincar
Faz com este ano que aí vem
Para mim e para a MC, seja um ano de louvar

Nunca te esqueças de nós
Nós de ti não esqueceremos
Paz e sossego
É tudo o que queremos


(Oh pá nunca tive jeito para escrever rimas, raisparta. A MC tem muito, mas não está aqui para ajudar a mãe)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Falta-me isto...

Tenho trabalhado tanto, mas tanto que me faltam as pequenas coisas que para mim são tudo. Por isso me sinto assim: triste.

Há muito tempo que este sentimento não me invadia. Hoje sinto-me sozinha e triste. E sentir-me só é coisa rara.

O dia a seguir à festa

Oh filha, não chores é a p*** da vida

Há pouco encontrei uma amiga, ela estava espantada com a altura da MC e sai-me um:

- E já é finalista, já viste?

Nem queiram saber, desatou a chorar de uma maneira, que tive que sair com ela dali para a acalmar. Chorou, chorou e a dada altura pus os óculos de sol e chorei com ela.

O que aconteceu à Katie Holmes?




A rapariga não está bem, nada bem mesmo. Deus me livre e as costas dela? Cruzes canhoto! Não gosto dele, mas tenho pena do Tom, de ter que dormir com este monte de ossos.

Foi o máximo a festa. Na missa uma choradeira pegada, mas depois o jantar e a cantoria um divertimento só. Hoje lá acordámos a custo e lá foi ela toda saudosa para o seu último dia de aulas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Só uma mãe

Consegue estar a fazer o almoço, responder a emails, coser botões e pensar em roupas. E vou já a voar trabalhar com a MC às costas...

Adenda: Ah e escrever posts, aqui no blogue!

MC # 29

É hoje, o grande dia. É hoje a festa de finalistas da MC, vai ficar comigo de tarde. A festa é um jantar, seguido do espectáculo das mães para eles. Diz-me ela ontem:
- Amanhã quero relaxar e talvez pôr uns cremes...
(filho de peixe, peixinho é )

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Adoro esta imagem.

Para mim tem um significado muito especial.

Estou estafada. Sábado trabalhei até às nove da noite, fui a casa de uma amiga beber um copo de vinho, deitei-me, adormeci no imediato. Dormi o sono dos justos, quando acordei senti que havia renascido.

De repente, lembrei-me da semana que iria ter, apeteceu-me voltar de novo para a cama. Comecei logo o dia com um problema de trabalho, depois de resolvido, vim tratar da minha filha e de prepará-la para ir passar o dia com uma amiga. Passei a noite em branco à porta de uma Empresa Municipal que organiza colónias de férias e que todos os anos é isto: ou passámos lá a noite a marcar lugar ou quando chega a nossa vez, não há nada. E como são actividades muito giras que ela adora, todos os anos faço este sacrifício (ela merece!). Estou com uma directa em cima. Fui trabalhar à tarde. Agora estou a preparar-me para ir para mais um ensaio da festa de finalistas da MC. Digo-vos: estou de rastos. Adormecia agora e só acordava daqui a dois dias. Mas amanhã às sete começa tudo outra vez.

Hoje à tarde desafiaram-me para outro projecto. Ainda foi tudo falado por alto, mas estou tentada a aceitar. Estou numa roda viva, mas que pelos vistos não faz tenções de parar.